Publicidade
Ano começa bem para o varejo de livros, aponta GfK
PublishNews, Leonardo Neto, 05/03/2020
Em relação a janeiro de 2019, o faturamento das livrarias monitoradas pelo instituto de pesquisa cresceu 5,7%. Em volume, o aumento foi de 8,2%.

Em relação ao desastroso janeiro de 2019, o ano começa bem para as livrarias | © Fernando de França / Divulgação / Blooks
Em relação ao desastroso janeiro de 2019, o ano começa bem para as livrarias | © Fernando de França / Divulgação / Blooks
Nas livrarias, janeiro é um mês tradicionalmente forte em vendas. A volta às aulas explica muito essa sazonalidade. No entanto, no ano passado, editoras de livros didáticos resolveram pisar no freio e procurar outros canais para escoar a sua produção. Era a resposta delas à crise de dois importantes varejistas de livros: Cultura e Saraiva, que pediram recuperação judicial no fim de 2018. Na época, a GfK, que monitora a venda de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento, apurou queda de 25% em relação ao janeiro de 2018.

Parte dessas perdas foram compensadas agora nesse ano. O instituto acaba de publicar a primeira edição de 2020 do relatório que acompanha a evolução mensal do varejo de livros no Brasil. O documento é realizado em parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL). Entre os dias 30 de dezembro e 2 de fevereiro, os estabelecimentos monitorados pela GfK venderam 5,3 milhões de exemplares e faturaram R$ 273 milhões. Quando comparados com igual período de 2019, esses números representam crescimento de 8,2% em volume e de 5,7% em valor.

O preço médio do livro apresentou retração de 2,2%, fechando janeiro de 2020 a R$ 51,25. Além disso, o patamar de descontos ao consumidor se manteve em nível mais elevado do que no anterior, ficando em 9,7%.

As categorias que apresentaram melhor desempenho foram Religiões/Crenças (27%), Ficção Infantil/Juvenil (15%) e Administração e Economia (16%). No outro lado da balança, ficaram os Livros de Concurso Públicos (-48%) e os livros de Direito (-30%).

Clique aqui para baixar a íntegra do estudo.

[05/03/2020 10:00:00]
Matérias relacionadas
Evento ouviu editores, livreiros e distribuidores, teve panoramas internacionais e buscou colocar em prática ações para mudar a realidade do mercado
Evento terá nomes como o presidente da instituição francesa France Livre, Nicolas Roche, e a senadora Teresa Leitão (PE)
Presidente da Bief, órgão ligado ao Ministério da Cultura da França, profissional traz ao Brasil a experiência da Lei Lang
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação