Publicidade
Relator aprova Lei Castilho na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
PublishNews, Redação, 02/10/2017
Se aprovado, Projeto de Lei que Institui Política Nacional de Leitura e Escrita segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de lá para a sanção presidencial

Na última quinta-feira (28), o deputado Waldenor Pereira (PT/BA) apresentou aos seus pares da Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados o seu relatório recomendando a aprovação do Projeto de Lei 7.752 / 2017, a Lei Castilho, que tramita no Congresso Nacional.

No seu voto, o relator ressalta: “por meio da leitura e da escrita, homens e mulheres são capazes de criar uma nação que compreende seus desafios e busca soluções para a construção de um país justo, sustentável e democrático. A leitura e a escrita são dos vetores mais importantes para a inclusão social, econômica, educacional e cultural dos cidadãos de um país, entre outras razões, por serem requisitos básicos para incontáveis e indispensáveis ações cotidianas, das mais simples às mais complexas”.

De autoria da senadora Fátima Bezerra (PT / RN), o PL foi proposto por José Castilho Marques Neto, em maio de 2016, quando ainda era secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

No Senado, o PL teve relatoria favorável do senador Paulo Paim (PT / RS) e, depois de aprovado, seguiu para a Câmara dos Deputados. Já na Câmara, a Lei Castilho passou pela Comissão de Cultura, onde o relatório do deputado Thiago Peixoto (PSD / GO) foi aprovado por unanimidade.

O próximo passo é a votação na CE. Se o relatório do deputado Pereira for aprovado pelos seus colegas de comissão, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

O PL tem apreciação conclusiva pelas comissões, o que significa que não passará pelo plenário antes de seguir para a sanção presidencial.

Tags: Lei Castilho
[02/10/2017 08:30:00]
Matérias relacionadas
Ministro recebeu, na sexta passada, o senador Jean Paul Prates, que compõe a Frente Parlamentar em Defesa do Livro. A regulamentação da Lei Castilho também esteve na pauta.
Ministro Osmar Terra, da Cidadania, esteve nesta terça-feira na Comissão de Educação, Cultura e Esportes para apresentar as diretrizes da pasta que está sob seu comando
Na abertura da Bienal do Livro de São Paulo, Luís Antonio Torelli cobra de ministro da Cultura a regulamentação da Lei Castilho
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano