Publicidade
Rio divulga vencedores de seu prêmio literário
PublishNews, Redação, 29/06/2016
Beatriz Bracher, Antonio Arnoni Prado, Izabela Guerra Leal e Clara Ferrer são os vencedores do Prêmio Rio de Literatura

O Governo do Rio e a Fundação Cesgranrio acabam de divulgar os vencedores da primeira edição do Prêmio Rio de Literatura. Beatriz Bracher conquistou o prêmio da categoria Ficção, na modalidade Melhor Obra Publicada, com o livro Anatomia do paraíso (Editora 34), enquanto Antonio Arnoni Prado ficou com o primeiro lugar na categoria Ensaio, com o livro Dois letrados e o Brasil Nação (Editora 34). Cada um receberá R$ 100 mil. Izabela Guerra Leal foi a vencedora da modalidade Melhor Novo Autor Fluminense, com o inédito A intrusa, e receberá R$ 10 mil e mil exemplares do seu livro que será editado e distribuído para bibliotecas públicas e comunitárias do estado.

Beatriz Bracher vence prêmio Rio de Literatura | © Johan Visbeek / MinC
Beatriz Bracher vence prêmio Rio de Literatura | © Johan Visbeek / MinC

Já na sua primeira edição, o prêmio abre um precedente e concede a Clara Ferrer – autora do também inédito Amores monstruosos – Menção Honrosa Novo Autor Fluminense, categoria não prevista em regulamento. Clara não leva nenhum prêmio em dinheiro, mas também terá seu livro editado. A justificativa para a medida, segundo o júri, foi a qualidade das obras inéditas inscritas no prêmio. Ao todo, o prêmio recebeu 600 inscrições Só na categoria Novo Autor Fluminense – para a qual eram exigidas obras inéditas --, foram quase 200 inscrições.

Embora os dois títulos premiados nas categorias principais tenham sido editados pela 34, a organização do prêmio ressalta que foram avaliadas obras de editoras como Companhia das Letras, Record, Rocco, Intrínseca, Planeta, Zahar e LeYa.

A cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 11, às 17h, na sede da Fundação Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido – Rio de Janeiro / RJ).

[29/06/2016 08:12:18]
Matérias relacionadas
Patrick Chamoiseau se interroga sobre a escrita, a fala e a criação em 'O contador, a noite e o balaio'
'​Noites brancas', que antes vendia cerca de mil exemplares por ano, agora atinge essa marca semanalmente, se transformando em um caso emblemático de como as plataformas sociais podem redefinir o sucesso literário
Título 'Recapitulações' é um livro inédito de contos da escritora
Leia também
Criado para reconhecer e divulgar a produção nacional, o prêmio acompanha o crescimento contínuo do setor, tanto em volume quanto em diversidade e qualidade das obras publicadas
Interessados podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro de 2026; processo é realizado de maneira virtual
Pessoas interessadas podem realizar a inscrição até o final de abril