Publicidade
O que os alunos fazem na biblioteca da universidade?
PublishNews, Redação, 02/03/2016
Cengage Learning desenvolveu uma pesquisa com três mil estudantes nos EUA

Como os estudantes estão, de fato, usando a biblioteca da universidade? Para responder a essa pergunta, a Cengage Learning desenvolveu uma pesquisa com três mil estudantes nos EUA em julho de 2015. O objetivo era entender como e por quais motivos utilizam a biblioteca da universidade.

De longe, estudar sozinho é o motivo mais popular, apontado por 77% dos respondentes. Para os pesquisadores, esse resultado mostra que, independentemente de quais recursos são oferecidos pela biblioteca, esse espaço de estudo é considerado um grande lugar para encarar as tarefas estudantis com seriedade.

Mais da metade dos estudantes (51%) disse que vai à biblioteca para consultar a base de dados online. Isso demonstra que boa parte de seu trabalho de pesquisas é realizado dentro da biblioteca.

Estudantes também visitam a biblioteca para acessar materiais que não circulam fora daquele espaço. Segundo os pesquisadores, como apenas 39% dos estudantes apontaram que usam a biblioteca para consultar materiais de referência, muitos alunos nem devem saber da existência desses documentos – ou, se sabem, não compreendem o valor deles no processo de pesquisa.

A biblioteca ainda é utilizada por eles para: consultar livros (29%); utilizar livros que o professor solicitou no curso (22%); buscar recursos sobre trabalho e carreira (19%); socializar com amigos (13%); frequentar eventos (10%); ler materiais que não circulam, como revistas e periódicos (8%); dormir (6%); assistir aulas sobre como usar os recursos da biblioteca (5%) e outros (9%).

[01/03/2016 23:45:19]
Matérias relacionadas
Iniciativa foi idealizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a ONG Viagem do Livro
Nova iniciativa do Ministério da Cultura busca ampliar o papel educativo, formativo e cidadão dos museus brasileiros
Com programação gratuita em 67 bibliotecas públicas paulistas, o programa promove encontros transformadores por meio da palavra, da escuta e da valorização da diversidade cultural
Leia também
Leia também: a entrevista de Pedro Bandeira e as obras da literatura policial presentes no filme 'Vivo ou morto: um mistério Knives Out', da Netflix
Livro da professora Leigh Claire La Berge chega ao Brasil em janeiro, propondo uma leitura interespécies da história econômica ocidental
Ação integra o projeto Literatura sem Fronteiras e foi realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc