Publicidade
Random House bate recorde histórico
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 26/03/2013
Lucro operacional chega a € 325 milhões em 2012

Fifty Shades of Grey não entra para a história apenas como o bestseller que levou curiosos inadvertidos a festas de fetiche. Ele também foi responsável pelo recorde histórico de sua editora, a Random House, que viu suas receitas anuais subirem 22,5%, atingindo € 2,14 bilhões em 2012 (foi de € 1,75 bilhões em 2011) e seus lucros aumentarem nada menos que 75% - o lucro operacional da RH pulou de € 185 milhões em 2011 para € 325 milhões no ano passado.

O CEO da Random House, Markus Dohle, comemora: “Em 2012 nossos lucros e vendas bateram um recorde histórico absoluto”. Segundo o jornal The Guardian, ele afirmou que o sucesso da editora “mostrou claramente, mais uma vez, que o núcleo do nosso negócio no século 21, na era digital, continua o mesmo. É muito importante investir continuamente em conteúdo e criatividade e vendê-los bem”.

A trilogia erótica representou quase 10% dos 750 milhões de livros que a RH vendeu em 2012, e cerca de metade do livros vendidos da série foi em formato digital – em média, as vendas digitais representam cerca de 20% das vendas totais da Random House - o “mommy porn”, como foi apelidada a trilogia, de fato aumentou a adoção da leitura digital pelo público feminino em 2012. E a aposta da editora para 2012 parece ser o novo título de Dan Brown, Inferno, que será lançado em maio.

O resultado contribuiu para o crescimento de 4,5% da receita anual do grupo Bertelsmann, dono da Random House. A editora representou em 2012 13,4% da receita do grupo de mídia alemão, que atingiu € 16,1 bilhões em 2012, um crescimento de 4,5%. A fusão que chacoalhou o mercado internacional em 2012, Penguin e Random House, deve contribuir para o crescimento da empresa este ano. Segundo o CEO da Bertelsmann Thomas Rabe, a expectativa do grupo é atingir € 17 bilhões este ano e € 18 bilhões em 2014, informou o jornal The Guardian.

[26/03/2013 00:00:00]
Leia também
O Grupo está em busca de novos membros para complementar as equipes de Marketing e Comercial
As inscrições custam R$ 99 e há descontos para alunos, o encontro é virtual e será realizado neste sábado (25)
Conteúdo digital representa 8% do faturamento do mercado editorial brasileiro; com o avanço do digital, subsetor de CTP começa a reverter a queda que já se dá há mais de dez anos; audiolivros também chamam atenção