Publicidade
E-commerce chega a 44% do mercado de livros nos EUA
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 19/03/2013
Market share do livro digital americano se estabilizou em 2012

Uma nova pesquisa da Bowker publicada este mês mostra que o comércio online representou 44% do varejo de livros nos Estados Unidos em 2012, enquanto em 2010 a participação do e-commerce era 25% do mercado. A pesquisa mostrou também que as grandes redes de livrarias perderam espaço: em 2010 sua participação no mercado era de 31,5%, e em 2012 caiu para 18,7%. A queda foi certamente influenciada pela falência da rede Borders em julho de 2011, e as dificuldades enfrentadas por outras redes, em particular a Barnes & Noble, comprovam a situação complicada das livrarias de tijolo.

O market share dos e-books no mercado de livros nos Estados Unidos se estabilizou entre 25 e 30% ao longo do ano passado, e fechou 2012 em torno de 28%, após o boom observado entre novembro de 2010 e janeiro 2012, período em que os e-books passaram de 6% do mercado de livros a cerca de 27%.

No Reino Unido também houve crescimento do e-commerce de livros, porém mais discreto: o aumento foi de 25,4% do varejo em 2010 a 37,7% em 2012. Já as grandes redes livreiras não perderam tanto espaço quanto nos EUA, passando de 30% a 27,6% do mercado no mesmo período.

O consumo de e-books no RU sofreu inclusive uma queda ao longo do ano passado. Os e-books atingiram um pico de market share de cerca de 13% em julho de 2012 e fecharam o ano em 9,3%. O boom dos e-books no RU também foi menos importante que nos EUA. Segundo a pesquisa da Bowker, houve um salto no consumo de e-books entre dezembro 2011 e fevereiro de 2012, quando os e-books passaram de menos de 5% a 10% do mercado britânico. A pesquisa da Bowker pode ser baixada gratuitamente no site.

No Brasil não há pesquisa abrangente sobre o e-commerce de livros, mas um levantamento realizado pelo consultor Gerson Ramos mostra que, dos 18 participantes consultados, apenas 7 consideram que o livro digital representará mais de 30% do mercado.

[19/03/2013 00:00:00]
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido