Publicidade
Os vencedores do Sheykh Zayed’s Book Award
PublishNews, Ricardo Costa, 17/03/2011
Maior prêmio em dinheiro da literatura árabe foi entregue ontem como parte da programação da Feira deAbu Dhabi

As histórias das duas cidades provavelmente mais conhecidas do Ocidente nos Emirados Árabes – Dubai e Abu Dhabi – seguem caminhos bem diferentes, quase opostos, nos dias de hoje. Abu Dhabi torna-se cada dia mais importante, moderna e influente, enquanto Dubai começa a diminuir a sua influência mundial. E isso tem praticamente uma razão: a maneira diferente como o Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan (1918-2004) olhou, pensou e planejou o futuro de Abu Dhabi.

Talvez por isso, além de muitas outras razões também fortes, ele dá nome ao maior prêmio literário em dinheiro do mundo árabe, o Sheikh Zayed’s Book Award. Para o Sheikh, o futuro estava na educação e na cultura, e seus primeiros investimentos foram na educação de seus filhos e sucessores, planejando assim que eles aplicassem um programa ambicioso de fortalecimento de Abu Dhabi e de desenvolvimento da sua população. Sheikh Zayed foi o fundador e presidente dos Emirados Árabes Unidos por 30 anos.

Na noite desta quarta-feira (16), aconteceu no Palace Emirates Hotel a cerimônia de entrega dos prêmios em quatro das oito categorias, além do prêmio de personalidade cultural. Os trabalhos apresentados nas quatro categorias não premiadas este ano – Jovem escritor, Arte, Edição e distribuição e Melhor tecnologia na área de cultura – não atingiram os padrões requeridos pelo prêmio e por essa razão o Conselho Consultivo decidiu deixá-las de fora da premiação este ano.

O vencedores do Sheykh Zayed’s Book Award, por categoria, foram:

1. Melhor contribuição para o desenvolvimento da nação: Abdel Raouf Sinno do Líbano, por Harb Lubnan 1975-1990.

2. Melhor livro de literatura: o marroquino Mohammad Miftah, por Mafaheem Muwasa’a Li Nazaryah Shi’ryah – uma obra de 3 volumes.

3. Melhor tradução: Mohammad Ziyad Kibbeh da Síria, por Al Tharwah wa Iqtisad Al Ma’rifah; tradução de Revolutionary Wealth de Alvin e Heidi Toffler, Random House, 2007.

4. Melhor livro infantil: a egípcia Afaf Tabbalah, por Al Bayt Wal Nakhlah.

E a personalidade cultural do ano foi o professor Chung Jikon, chinês que há mais de 50 anos leciona árabe, traduz e faz pesquisas sobre a cultura e a literatura árabe. Chung é autor de History of Arabic Literature, uma enciclopédia de dois volumes.

Os quatro vencedores levaram para casa aproximadamente US$ 215 mil e o professor Chung, Personalidade cultural, ganhou US$ 285 mil.
[17/03/2011 00:00:00]
Leia também
'Kairos', uma história íntima sobre dois amantes, foi traduzido do alemão por Michael Hofmann; livro concorria com a versão em inglês de 'Torto arado', de Itamar Vieira Junior
Os brasileiros concorrem com a obra 'Missing you', também de Phellip Willian; outros brasileiros figuram entre os finalistas e vencedores serão anunciados em 26 de julho
Autor britânico-ganense recebeu o prêmio - voltado para jovens escritores até 39 anos - pelo seu segundo romance, 'Small worlds'