Publicidade
O valor da vida
PublishNews, Redação, 03/05/2021
Livro de Yukio Mishima conta a história de um jovem que decide colocar a própria vida à venda.

Yukio Mishima, nome de grande importância para a literatura japonesa, traz ao leitor, em Vida à venda (Estação Liberdade, 256 pp, R$ 53 – Trad.: Shintaro Hayashi), uma viagem ácida e divertida sobre o valor da vida. Ou, mais do que isso, sobre a vida e a morte à margem dos dias e do desencantamento. Rilke escreveu que o homem moderno não pode morrer de forma romântica. E é assim que Hanio Yamada, um desiludido publicitário, e personagem principal desse romance, entende o seu desejo de morrer. De atravessar o presente. De forma pragmática, após uma frustrada tentativa de suicídio, Hanio anuncia a escolha de vender a própria vida, para que assim alguém possa direcioná-la a uma melhor forma de finitude, ou que possa, na verdade, subverter o tédio. “Vendo minha vida. Use-a como quiser. Homem de 27 anos. Garanto sigilo. Tranquilidade absoluta.” Entre Hanio e o leitor se estabelece uma relação de proximidade, cumplicidade, busca pelos caminhos da alma, e pelos sentimentos humanos. O desenrolar dessa aventura tem como traço a ácida narrativa de Mishima; misturando humor, profundidade, sexualidade, paixão e críticas à sociedade e aos costumes nela estabelecidos. Um dos últimos livros de Mishima, Vida à venda, foi publicado originalmente na revista Playboy do Japão, entre maio e outubro de 1968. Foi com o relançamento japonês, em 2015, que se tornou um best-seller.

[03/05/2021 07:00:00]
Matérias relacionadas
Em 'O segredo das larvas', Stefano Volp explora trama que levanta questões contemporâneas como segregação racial, colorismo e desigualdades sociais; obra é uma mistura de 'Jogos vorazes' e o ' O conto da Aia'
Em 'Guardiã de histórias', a protagonista Janice coleciona histórias de outras pessoas; obra reflete sobre como a relação com as pessoas ao redor é essencial para a formação das nossas vivências
Em 'Kibogo subiu ao céu', Scholastique Mukasonga narra o surgimento de uma resistência cultural e social a partir de um povo subjugado
Leia também
Armando Bordallo usa o humor para mergulhar no mundo dos discursos vazios e desconectados que permeiam os processos de gestão de pessoas
Em 'Negócio 360º', autores reúnem alguns dos maiores nomes da atualidade em desenvolvimento pessoal e profissional para responderem como sair so rascunho e ter uma vida cheia de realizações
Em 'Geniotipo', Tony Estruch apresenta sua teoria e oferece aos leitores ferramentas para mergulhar em seu interior e descobrir seus verdadeiros talentos (e as armadilhas forjadas por eles)