Mas, as coisas mudaram e a tecnologia também trouxe avanços no nosso parque gráfico. A impressão sob demanda, ou Print on Demand (POD), vem ganhando espaço e confiança das editoras já que, além de tiragens mais certeiras, sem necessidade de estoques, há também a possibilidade da impressão de acordo com os pedidos dos leitores. Ou seja, se há um pedido único, o livro consegue ser entregue com eficiência para o cliente. Além disso, não há mais desculpas para livros esgotados.
No fim das contas, a impressão sob demanda se tornou um serviço que ganha cada vez mais importância no mercado e que envolve – dentre outros aspectos – tecnologia, produção e logística.
Para falar mais sobre o assunto, esta semana recebemos dois especialistas na área: Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro, e Simei Junior, recém-contratado da Bookwire para cuidar do serviço de impressão sob demanda que será implantado pela empresa alemã no Brasil.
Na conversa, Anselmo apresentou um panorama de como anda o mercado da impressão sob demanda no Brasil. Segundo ele, o modelo vem ganhando espaço nos últimos anos. “Dois mil e vinte acelerou uma nova fase do POD, que é a fase para os livros – não só os que estavam em ruptura – mas também os lançamentos e reedições. [...] Então o POD cresceu no mercado, cresceu sua importância e as editoras estão valorizando e reconhecendo isso”, explicou. E Simei complementou: “Tem demanda e o mercado internacional já mostra isso. O modelo de impressão sob demanda pode entrar dentro do processo de produção editorial numa editora, em várias etapas, em vários momentos diferentes”.
Sobre o novo serviço da Bookwire, a ideia é ter dentro de uma única plataforma, uma unificação de serviços e ser um conceito de one stop shop para o mercado, pelo qual as editoras consigam – através dessa única plataforma – ter uma gama de serviços que atendam suas necessidades. “A gente acredita que isso vai facilitar muito o dia a dia e fazer com que as editoras se concentrem cada vez mais no seu “negócio fim”, que é desenvolver melhores conteúdos, de melhor qualidade, e deixar o resto com a gente”, resumiu Simei.Outro ponto importante debatido na conversa foi o que Anselmo acredita ser a verdadeira revolução nessa área, o Print to order (PTO), que é produzir o livro após a sua venda. “Qual a grande sacada desse modelo de negócio? É você não perder a venda e sem se onerar - como editora - de ter custos de impressão, logística, armazenagem, que são curtos relevantes hoje para a editora”, contou.
De maneira didática, Anselmo e Simei falaram sobre as especificações da impressão sob demanda, explicaram processos, a tecnologia envolvida e ainda falaram sobre como acreditam que esse mercado vai se comportar em 2021.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Como a impressão sob demanda pode ajudar a enfrentar a crise - Colab PublishNews
Enciclopédia Negra (Companhia das Letras), de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz
Playlists da Editora Âyiné - Aqueles que queimam livros e Inverno em Sokcho
Moxie - Quando as garotas vão à luta - Netflix
Lupa da alma (Todavia), de Maria Homem
Biografias escritas por Walter Isaacson: Leonardo da Vinci (Intrínseca); Einstein (Companhia das Letras); e Steve Jobs (Companhia das Letras)
Maus(Companhia das Letras), de Art Spiegelman
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.