Publicidade
Toda nudez (não) será admirada
PublishNews, Marcio Coelho, 10/05/2019
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre os leitores, o mercado editorial brasileiro e como muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece

A Verdade e a Mentira se encontraram um dia. A Mentira disse à Verdade:

– Hoje é um dia maravilhoso!

A Verdade olhou para os céus e suspirou, pois o dia era realmente lindo. Elas passaram muito tempo juntas, chegando finalmente ao lado de um poço. A Mentira disse à Verdade:

– A água está muito boa, vamos tomar um banho juntas!

A Verdade, mais uma vez desconfiada, testou a água e descobriu que realmente estava muito gostosa. Elas se despiram e começaram a tomar banho. De repente, a Mentira saiu da água, vestiu as roupas da Verdade e fugiu.

A Verdade, furiosa, saiu do poço, correu para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta, mas não conseguiu.

O Mundo, vendo a Verdade nua, desviou o olhar, com desprezo e raiva.

A pobre Verdade voltou ao poço e desapareceu para sempre, escondendo nele sua vergonha. Desde então, a Mentira viaja ao redor do Mundo, vestida com a roupa da Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.

O texto é só para ilustrar que, muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece. Não sou matemático nem estatístico, mas me arrisco numas contas às vezes. Por favor, podem me corrigir se encontrarem erros.

O IBGE conta que somos mais de 208 milhões de brasileiros. Segundo pesquisa da Fipe apresentada pelo PublishNews, em 2018 foram vendidos 352.012.073 de exemplares, entre venda para o governo e mercado. Peguei só a fatia de mercado, 202.675.310, e dividi pelo total da população, chegando à conclusão que cada brasileiro leu 0,97 livro.

Pesquisando no site Brasil Escola, do UOL, verifiquei que a População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil é de 63,05%. Isso significa que pouco mais da metade dos brasileiros se encaixa nos que fazem a economia girar. Refazendo a conta, cada brasileiro teria lido em 2018 1,54 livro.

Melhorou? Depende do seu ponto de vista. Ah, isso sem contar as pessoas com renda suficiente só para comer e pagar as contas, que quase nunca conseguem comprar alguma coisa, muito menos livros. O que importa aqui é que a verdade nua, porque é mais interessante, precisa ser vista, independentemente se ela é melhor ou pior ou indiferente ao que achamos que é. Dividir o total de livros vendidos pela população total é perigoso.

Nas conversas que tenho com os companheiros do mercado, sempre surge a expressão “é, tá foda”. Pra quem? Há editoras e livrarias crescendo no mercado apocalíptico que nós mesmos ajudamos a criar. Tem gente sorrindo porque está vendendo livros. E não estou aqui falando de gente grande, não.

O mercado editorial está em colapso. As grandes fechando vai ser horrível para as editoras. Livros digitais ainda não faturam muito. PoD é coisa ruim, as folhas caem. Hum, abrir uma editora é burrice. Livrarias já não dão mais dinheiro. Tenha um plano B, porque viver de livros já não dá mais.

E aí, verdade ou mentira? ;)

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e gerente de projetos especiais do Grupo Editorial Pensamento. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

[10/05/2019 06:00:00]
Leia também
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre como colocar a leitura na vida das pessoas de maneira leve e prazerosa
Em sua coluna, Marcio compartilha o seu sonho com Mike Shatzkin e reflete sobre o reconhecimento aos profissionais do livro
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?
A partir de Monteiro Lobato que, além de escritor, era um empreendedor do livro, Marcio Coelho faz, em sua coluna, uma reflexão sobre a gestão dos pontos de vendas de livros no país
Outras colunas
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+
Seção publieditorial do PublishNews traz livros escritos por Daniel Pimentel, Bruno Gualano e Heloisa Hernandez