Ministério da Educação vai discutir os parâmetros do Edital de Convocação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Ensino Médio, voltado ao ciclo 2026-2029
Encontro irá discutir definições do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - Educação Infantil 2026-2029
Mercado de livros e materiais iniciou o ano em meio a um cenário de grande expectativa por conta do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Programa vai subsidiar a seleção das obras que serão entregues em 2026 para crianças e bebês nas escolas de educação infantil de todo o país
Reportagem do The Brazilian Report obteve relatórios de investigação interna do governo federal em relação ao lobby de editoras, onde constam evidências de práticas ilegais
Segundo o MEC, estão previstos quatro editais de seleção neste ano
Inscrições das obras ocorrem entre 2 e 17 de maio, pela Plataforma PNLD Digital
Nadja Cezar fala sobre o Fundo enquanto política pública duradoura
Na semana passada, editoras e entidades do livro manifestaram publicamente preocupação porque o edital deixa de fora obras literárias
Documento já protocolado mostra preocupação sobre a decisão do FNDE de não incluir obras literárias no edital voltado à educação de jovens e adultos
Editoras demonstram preocupação e argumentam que deixar lado o objeto literário do edital abre um precedente para a desvinculação progressiva das obras literárias dos demais objetos que compõem o programa
Também foram estabelecidas as regras de atuação dos representantes de editoras e de produtoras de recursos educacionais na época do ano em que acontece a seleção do material
Valor total foi de R$ 1,8 bilhão; 30 milhões de alunos receberam os livros didáticos de graça com o Programa
Alunos, educadores, escolas, editoras, gráficas, livrarias e papeleiros – por meio das respectivas entidades e associações – protestaram e, numa mobilização jamais vista, foram à luta
Com intensa pressão da sociedade, incluindo das entidades do livro, inquérito do Ministério Público e decisão liminar, Secretaria de Educação anunciou que já comunicou o fato ao Ministério da Educação
Professores devem analisar o Guia PNLD 2024 – Objeto 1 e escolher as obras que mais se adequem ao projeto pedagógico da escola
Especialistas em educação, pais, alunos e professores manifestam descontentamento contra a decisão
Deputados e vereador do PSOL entram com uma ação pública para obrigar o governo de São Paulo a aceitar os livros didáticos físicos comprados pelo MEC nas escolas
Associação Brasileira de Autores de Livros Didáticos (Abrale) defendeu a produção dos livros inscritos no PNLD
Karine Pansa e Eduardo Kruel Rodrigues, da International Publishers Association, analisam a decisão do Estado de SP em relação ao PNLD
Segundo a Abrelivros, recursos que seriam destinados às editoras na parcela paulista do Programa Nacional do Livro Didático devem voltar ao FNDE
'Educação para o futuro', de Renato Feder, aparece pela primeira vez na relação; Grupo Editorial Alta Books emplaca 11 novos títulos
Inquérito civil cita possíveis violações a princípios constitucionais, como gestão democrática do ensino público, obrigação do Estado de fornecer material didático, liberdade de ensinar e outros
De acordo com a entidade, resolução afeta cerca de 1,4 milhão de alunos e 100 mil professores, que receberiam gratuitamente quase 10 milhões de livros
Com a decisão inédita, governo paulista abre mão de um montante de cerca de R$ 120 milhões e impacta 1,4 milhão de alunos
Programa Nacional do Livro e do Material Didático da Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo colocar no papel o regramento pedagógico, editorial e estrutural para a aquisição de materiais didáticos voltados para o segmento
Reposições menores dos programas de livros didáticos e eventuais atrasos são apontados como razões para a queda nos números; veja a repercussão entre as editoras
Ângelo Xavier participou da Sabatina PublishNews e comentou assuntos relacionados ao PNLD, relações institucionais da Associação com o governo e plataformas digitais, entre outros assuntos
Setor do livro tem grandes desafios na incorporação do universo digital à produção e distribuição do material didático produzido por editoras
Livros didáticos e literários distribuídos nas escolas terão revisão para incluir conteúdos com maior representatividade