Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/12/2025
Um dos principais destaques da Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos desta semana é o livro Brasil no espelho (Globo Livros), de Felipe Nunes, que faz sua estreia na relação e já ocupa a 10ª posição na categoria geral. O volume é um amplo estudo sobre valores, ideias e crenças dos brasileiros. Baseado em uma pesquisa feita com exclusividade para a Globo pela Quaest – empresa do qual o autor é um dos fundadores –, ouvindo quase 10 mil pessoas, o livro revela um retrato do brasileiro contemporâneo — um povo diverso, contraditório e em intenso processo de mudança. O livro está na categoria Não ficção especialista, atrás apenas de Coisa de rico (Todavia), de Michel Alcoforado, líder no gênero, e A psicologia financeira (HarperCollins Brasil), de Morgan Housel, long-seller de negócios. Outra novidade na categoria é Biblioteca Estoica: Grandes Mestres Volume I (Camelot Editora), que reúne ensinamentos do estoicismo. Um quadrinho completa a lista de novos títulos da semana: Absolute Superman vol. 01 (Panini), uma edição especial de lançamento com preço promocional. Clique no Leia mais para ficar por dentro da lista de mais vendidos do PN.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
Um artigo da revista The New Yorker explora os conflitos pessoais de Oliver Sacks e como eles moldaram sua literatura médica, revelando que ele misturou sua vida interior com as histórias de seus pacientes. O artigo mostra, por meio de diários inéditos do autor, que Sacks projetava suas próprias fantasias e desejos reprimidos nos pacientes, chegando a inventar diálogos e habilidades para construir narrativas mais poderosas. Ele mesmo confessou um "sentido de criminalidade hedionda" por conceder a pacientes "poderes (começando com o da fala) que eles não tinham". A Folha produziu um compilado das leituras realizadas pelas grandes estrelas do entretenimento. Celebridades como Oprah, Reese Whiterspoon e Dua Lipa surfam na onda dos clubes de leitura. O livro espanhol A arte da sabedoria mundana (Relicário), lançado no século XVII por Baltasar Gracián, recebeu edição ilustrada pelo brasileiro Pojucan. Uma reportagem do jornal O Globo deu mais detalhes sobre o livro. O veículo também repercutiu a notícia do The New York Times sobre a história de um livro de orações judaico prestes a ser leiloado no valor de 5 milhões de dólares. Segundo o texto, o manuscrito apresenta decorações em ouro e prata e foi roubado da dinastia Rothschild pelos nazistas. Clique no Leia mais para ler na íntegra o apanhadão.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
A HarperCollins está em busca de pessoas para as vagas de editor de aquisição de não ficção e de assistente customer service D2c. Entre as atribuições da vaga de editor, estão pesquisar tendências de mercado e dialogar com agências, colaboradores, autores e fornecedores, assim como desenvolver textos e apresentações para clientes e outros departamentos. Enquanto isso, a vaga para assistente customer service exige boa comunicação e escrita, além de atenção aos detalhes para atender clientes de e-commerce e TikTok Shop e responder dúvidas sobre pedidos.
PublishNews, Studio PN, 12/12/2025
Vivemos um tempo em que saber se posicionar se tornou uma competência social fundamental. Em meio à hiperexposição digital, à cobrança permanente por produtividade e à normalização de relações desgastantes, tornou-se comum ver pessoas que se doam até a exaustão, muitas vezes acreditando que isso é sinônimo de bondade e altruísmo. É exatamente nesse cenário que o livro Como mandar à merda (de forma educada) (Agir), de Alba Cardalda, se tornou um fenômeno internacional. A obra já ultrapassou 250 mil exemplares vendidos no mundo todo, recebeu traduções em diversas línguas e se consolidou como um dos guias contemporâneos mais relevantes sobre limites, autoestima e comunicação assertiva. O sucesso não acontece por acaso. Ele reflete um movimento cultural profundo e, sobretudo, a força da autora. *Este artigo é um publieditorial do Studio PN. Clique no Leia mais para outras informações sobre o livro.
PublishNews, Monica Ramalho, 15/12/2025
EXCLUSIVO PN | Em 2026, a literatura brasileira vai se orientar por dois aniversário que funcionam como faróis: os 80 anos de Conceição Evaristo, em novembro, e os 60 anos de Eliana Alves Cruz, em abril. Datas que não celebram apenas o tempo vivido, mas a força de obras que ampliaram o campo da narrativa brasileira ao inscrever memória, experiência e imaginação negra no centro do debate literário. É sob esta perspectiva que nasce Escreviventes, projeto que transforma o encontro entre as duas autoras em um documentário dirigido por Estevão Ribeiro e em um livro, a ser lançado pela Pallas Editora.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
As inscrições para o IX Prêmio AEILIJ de Literatura 2025 foram prorrogadas. Agora, os interessados têm até 23h59 do dia 19 de dezembro de 2025 para se inscrever, enquanto o recebimento das obras físicas poderá ser feito até 22 de dezembro de 2025. A iniciativa amplia o prazo de participação em uma das mais tradicionais premiações dedicadas à literatura infantil e juvenil no país. Promovido pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), o prêmio reconhece obras publicadas em língua portuguesa e busca valorizar a produção literária e gráfica voltada a crianças e jovens, reunindo autores, ilustradores e editoras de diferentes regiões do Brasil. Clique no Leia mais para conhecer todos os critérios e descobrir como participar.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada uma proposta que regula o uso, na administração pública, dos chamados Recursos Educacionais Abertos (REA) – conteúdo educacional compartilhado por meio de licenciamento aberto para estudantes de todos os níveis educacionais. A licença aberta permite acesso, adaptação, cópia, distribuição e transmissão da obra pelos usuários. A proposta aprovada prevê que os recursos educacionais produzidos com financiamento público – total ou parcial – poderão ser recursos educacionais abertos e, quando digitais, poderão ser disponibilizados em sites de acesso público e gratuito. Compras e contratações públicas para o desenvolvimento de recursos educacionais deverão prever a licença aberta da obra e a disponibilização em repositórios públicos. O relator incluiu sugestões da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Monica Ramalho, 15/12/2025
Selton Mello está à frente da adaptação audiovisual de O alienista, conto clássico de Machado de Assis (1839-1908). O projeto representa mais um passo do ator, diretor e produtor em direção a narrativas autorais que dialogam com o cânone literário brasileiro e reafirmam a atualidade de textos fundadores da nossa literatura. Fazer a adaptação é um desejo antigo do ator. “Levar O alienista para as telas é um sonho de mais de vinte anos”, informa, em nota à imprensa. Clique no Leia mais para saber mais sobre a adaptação.
|
“Escrever é feito de casca e pérola.”
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
|
PublishNews, Redação, 15/12/2025
A Leiturinha – clube de assinatura de livros infantojuvenis e editora – enviou em 2025 mais de 4,6 milhões de exemplares para todas as regiões do país e para o exterior. Os títulos mais bem avaliados por esses leitores nos últimos 12 meses refletem respeito pela inteligência infantil e valorização da curiosidade, de acordo com a própria Leiturinha. Para Leticia Dallacqua, do time editorial e curatorial da marca, “os livros favoritos de 2025 foram justamente aqueles que convidam à interação, revelando algo que todos têm em comum: o protagonismo infantil.” A especialista diz que interatividade foi ponto de destaque. “Seja com os bebês explorando o mundo com as mãos nos livros interativos ou as crianças desvendando seus próprios sentimentos e solucionando enigmas, os leitores participaram ativamente da leitura. Essa variedade de narrativas confirma o nosso princípio de valorizar a capacidade intelectual e a sensibilidade da criança em todas as idades”, comenta. Clique no Leia mais para conhecer os títulos mais bem avaliados.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
Na próxima terça-feira (16), o Sesc Avenida Paulista realiza um bate-papo sobre o livro Atlas da IA: Poder, política e os custos planetários da inteligência artificial (Edições Sesc), obra da pesquisadora Kate Crawford que tem como tema os impactos invisíveis da inteligência artificial no mundo contemporâneo — da mineração de minerais raros à vigilância em massa. O encontro terá as presenças do professor da UFABC Sérgio Amadeu da Silveira, do apresentador Marcelo Tas e da jornalista Patrícia Campos Mello. O lançamento foi destacado pelo Financial Times como um dos "melhores do ano" e, até o momento, foi traduzido para 12 idiomas. Clique no Leia mais para saber como retirar ingressos para evento.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
Publicado em 1888, Os Maias (Landmark, 1240 pp, R$ 180) é reconhecido como uma das obras-primas de Eça de Queirós e da literatura portuguesa. Combinando refinamento e ironia, a obra acompanha a saga da família Maia ao longo de três gerações, num enredo tecido de amores intensos, tragédias pessoais e ilusões desfeitas. A história de Carlos Eduardo e Maria Eduarda, marcada pela paixão e pelo infortúnio, emerge como um dos mais belos e trágicos episódios da ficção oitocentista. Mais do que um drama familiar, o romance ergue-se como um verdadeiro fresco social, revelando, com rara acuidade, os vícios, a decadência e as contradições da Lisboa do século XIX. Na obra, Eça de Queirós oferece não apenas um retrato crítico da elite portuguesa, mas também uma reflexão atemporal sobre a fragilidade humana, o desencanto e a busca de sentido.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
Guida, caríssima Guida (Instante, 288 pp, R$ 84,90) foi escrito em 1981, em três meses em Lisboa, quando Dinah Silveira de Queiroz já ocupava a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras, a segunda mulher imortal da ABL. O livro conta a história de Guida, uma mulher sedutora e, acima de tudo, ambiciosa, casada com Marcos Antunes, diplomata dedicado, mas homem totalmente fraco diante da mulher. O casal tem um filho, Thomaz, que desde garoto mora em Lisboa. Guida não quer ser mãe de um adulto e muito menos tê-lo por perto, o que denunciaria sua idade. O pai quer trazer o filho de volta à família, mas Guida deseja ir ao Brasil, para a fazenda que Marcos herdou, onde no passado ela, menina de origem humilde, foi acolhida e decidiu triunfar a qualquer preço. Porém, a morte repentina de Marcos atrapalha os planos de Guida, que passa a não medir esforços e toma as atitudes mais radicais para convencer o filho a desistir da herança do pai.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
Ibéria é um país fictício que antigamente se orgulhava de ter gerado grandes homens, capazes de sustentar uma espada de oitenta quilos com uma única mão, mas vive agora tempos sombrios. Depois de despender sua energia numa guerra perdida, chafurda nos escombros das glórias do passado, assistindo, melancolicamente, às mudanças do mundo. É nesse espaço e tempo que se movem os personagens de os homens dos pés redondos (Record, 304 pp, R$ 79,90), de Antônio Torres. Na história, publicada em 1973, um homem que planeja matar, com uma tesoura, o seu chefe — o escritor Adelino Alves —, que, preso no aeroporto ao tentar embarcar para Estocolmo, é substituído no emprego e na cama por certo estrangeiro, que se torna amante de sua mulher, Lena; o banqueiro Fernandes e seus filhos, Maria Manuela e Júnior; e ainda o cabo Emílio, que deu um murro num tenente que lhe queria roubar a namorada e amargou cinco anos de cadeia, em Macau. Todos a darem voltas em torno de si mesmos, até ficarem de pés redondos.
PublishNews, Redação, 15/12/2025
Um escritor em busca de uma boa história ouve falar de Nikki, mulher que vive em um posto de gasolina abandonado no interior do país. Disposto a encontrar sua personagem, vai seguindo as pistas até chegar a uma região de natureza deslumbrante, os Aparados da Serra (RS). Nikki é surpreendente jovem para tudo o que viveu. Já foi viciada em drogas, é dada a êxtases místicos, praticou assaltos a estabelecimentos e distribuía à população os bens roubados. Tudo isso contribuiu para que uma espécie de culto se formasse ao redor da sua figura. Fascinado, o escritor paga por uma série de depoimentos e grava a voz da própria Nikki contando a sua história. A ficcionista (Batel, 156 pp, R$ 79), novo livro de Godofredo de Oliveira Neto, é um romance permeado de um erotismo selvagem, que move o leitor a prosseguir com a leitura para tentar descobrir quem é Nikki e se o que ela narra é verdade ou ficção. Cabe ao leitor ou leitora tirar suas próprias conclusões.
|
|
|