Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/11/2017
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 27/11/2017

No mês passado, Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), disse que o varejo de livros deveria fechar 2017 no azul. A tese do editor ganhou reforço no início dessa semana. É que o Painel das Vendas de Livros no Brasil, estudo realizado pela Nielsen em parceria com o SNEL, aponta que, no 11º período (09/10 a 05/11), o faturamento de livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento com a venda de livros apresentou crescimento de 6,35%, enquanto as vendas em volume cresceram 4,47%, isso em comparação com igual período de 2016. No acumulado do ano, crescimento de 6,63% em valor e de 5,89% em volume. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do Painel.

PublishNews, Leonardo Neto, 27/11/2017

No último dia 16, o PublishNews publicou matéria referente aos resultados apurados pela Saraiva no terceiro trimestre de 2017. A matéria adiantava que a varejista fechou parceria com a B2W para início das operações no marketplace da detentora das marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime. A empresa agora dá detalhes dessa parceria. Segundo comunicado enviado à imprensa, a Saraiva colocou 150 mil livros de literatura nacional e de língua estrangeira à venda nas plataformas da B2W. O objetivo dessa iniciativa é aumentar a participação e a presença da Saraiva em diversos canais, como explica Marcelo Ubríaco, vice-presidente da companhia: “a parceria amplia capilaridade da oferta de produtos e reforça posicionamento multicanal, de entregar conteúdo onde o cliente estiver e nas mais diversas plataformas que desejar. Além disso, a novidade permite aos clientes da plataforma ter mais um canal para compra de produtos da Saraiva disponíveis em nossa loja online dentro do marketplace da B2W Digital”. A rede formada pelas marcas aglutinadas sob o guarda-chuva da B2W recebe, segundo informações da própria empresa, mais de 2 bilhões de visitas por ano. A Saraiva já tinha fechado parceria similar com o Mercado Livre e espera ampliar esse tipo de operações em 2018.

PublishNews, Talita Facchini, 27/11/2017

Humberto Wernek, Edimilson Caminha e Pedro Drummond no debate que falou sobre a vida do homenageado Carlos Drummond de Andrade | © Talita FacchiniA 13ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto encerrou sua programação ontem (26) e reuniu durante a semana passada oficinas, saraus, exposições e debates relevantes para o universo literário. Dentre os acertos do evento está a homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. “Tivemos momentos incríveis relacionados a essa homenagem e trouxemos uma mesa de altíssima qualidade que contou com Pedro Drummond, Humberto Werneck e Edimilson Caminha”, comentou Guiomar de Grammont, curadora do evento. Guiomar declarou ainda, ao final do evento, que transformará o Fórum das Letras em um evento bienal, e que a próxima edição, em 2019, acontecerá em agosto e não mais em novembro. Clique no Leia Mais e tenha detalhes de como foi o evento.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

A Editora da Unicamp realiza nesta quarta (29), a primeira Jornada sobre e-books com palestras e debates sobre a produção e o mercado de livros digitais no Brasil. A ideia é promover um encontro que discuta sobre este novo canal de leitura e seu papel no atual cenário do mercado editorial nacional com estudantes e demais interessados no assunto. Serão abordados temas como os desafios e possibilidades de livros acadêmicos na era digital e experiências e práticas do mercado de livros digitais. Na abertura, às 10h, a professora Marisa Lajolo, curadora do prêmio Jabuti, fará a palestra Tem um e-Book no meio do caminho. A programação completa você confere aqui. O evento gratuito é aberto a todos os interessados, mas para participar, é preciso se inscrever através do formulário disponível no site da Livraria da Unicamp. O evento será realizado no Auditório 1 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH – Rua Cora Coralina, 100, Cidade Universitária - Campinas / SP).

PublishNews, Redação, 27/11/2017

O Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo 8ª Região – CRB-8, realiza nesta terça (28) a entrega do XII Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo. O prêmio que tem como objetivo homenagear a profissão de bibliotecário irá apresentar os profissionais que tiveram seus trabalhos selecionados nas modalidades Profissional e Trabalhos Acadêmicos, subdividida nas categorias Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado, Doutorado. Além disso terá três menções honrosas em homenagem às faculdades de biblioteconomia do estado de São Paulo e uma homenagem póstuma. Neste ano será concedida pela primeira vez a premiação para Empresa Amiga da Biblioteca. O evento acontece no Auditório da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP (Av. Liberdade, 532 – São Paulo / SP), com início às 18h30. Interessados em prestigiar podem se inscrever pelo e-mail crb8@crb8.org.br.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

O Sesc e a Editora Record realizam na próxima terça (28), às 19h30 o Encontro Prêmio Sesc de Literatura. O evento terá um bate-papo seguido de uma sessão de autógrafos com os autores vencedores, João Meirelles Filho, dono do conto O abridor de letras, e José Almeida Júnior, autor do romance Última hora. A conversa terá ainda a participação dos escritores Mário Rodrigues e Franklin Carvalho, vencedores do Prêmio Sesc de Literatura em 2016. O evento acontece no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 – São Paulo / SP).

O Globo, Paula Autran, 25/11/2017

Com a chegada ao mercado, neste mês, de dois boxes (Poesia completa, em dois volumes, e Crônicas de educação, em cinco), a Global Editora encerra a primeira etapa de trazer novamente ao leitor a produção mais conhecida de Cecília Meireles, que até 2011 tinha ficado sem reedições, durante quase dez anos, devido a brigas na Justiça envolvendo o pagamento de direitos autorais. Outra boa notícia é que a obra reunida da escritora carioca sai do prelo em 2018, no clássico papel-bíblia da Nova Aguilar, que também faz parte do Grupo Global. E ainda haverá novidades. “O essencial de Cecília já está de volta: a poesia completa e uma boa parte do que ela escreveu em prosa, principalmente as crônicas. Mas ainda há muito a descobrir, porque a obra dela é muito mais vasta do que imaginamos”, adianta André Seffrin, coordenador editorial da obra.

O Globo, Ancelmo Gois, 24/11/2017

Ancelmo Gois adiantou em sua coluna que Conceição Evaristo, a grande escritora negra mineira, lançará seu primeiro livro infantil. Azizi, o menino viajante entra ao ar hoje pela coleção digital Kidsbook Itaú Criança. Conta a história de um menino que, em sonho, conhece uma terra onde “toda a gente parecia com a sua própria gente”.

“Gosto da sensação de transe da leitura. Gosto de experimentar isso; leitura é uma escuta absoluta. Pensar o som e o ritmo é essencial na escrita, pontuação é a ferramenta fundamental”
Carol Rodrigues
Escritora brasileira
1.
Origem
2.
Felipe Neto
3.
Crer ou não crer
4.
Diário de um banana - Apertem os cintos
5.
Mitologia nórdica
6.
O poder da ação
7.
O homem mais feliz da história
8.
Sapiens
9.
A glória e seu cortejo de horrores
10.
Tartarugas até lá embaixo
 
O Estado de S. Paulo, Sergi Santiago – EFE, 24/11/2017

A biblioteca mais emblemática de Nova York, conhecida pelos famosos leões que descansam em sua entrada, realizará a maior reforma da sua história, que custará US$ 317 milhões e não está livre de polêmicas. A biblioteca, que fica na Quinta Avenida, está sempre bastante movimentada devido ao fluxo de turistas, mas também é uma das que mais recebe pesquisadores em todo o país, e permanecerá em obras até o fim de 2021. Há quatro anos, um grupo de pesquisadores conseguiu derrubar o projeto de reforma anterior e ameaçou processar a instituição se esta não voltasse atrás em sua tentativa de se desfazer de suas estantes centenárias. Com a nova reforma, a biblioteca ganhará 20% de espaço para salas de pesquisa, exibição e oficinas educativas e incorporará uma cafeteria, uma nova loja, um elevador e um novo terraço. No entanto, o plano diretor não trata de um assunto complicado: o uso que será dado às estantes emblemáticas. Estas, datadas de 1911, não cumprem com os requisitos de temperatura, umidade e segurança para incêndios que são necessários para as coleções mais delicadas. É por isso que a maior parte dos arquivos que costumavam ficar nelas estão temporariamente realocados na biblioteca de Bryant Park, e suas prateleiras abrigam outra coleção diferente, a da biblioteca de Mid-Manhattan, que está envolvida em outra enorme reforma avaliada em US$ 200 milhões. "Vamos levar um tempo antes de tomar uma decisão. É melhor demorar um pouco mais do que decidir às pressas e cometer equívocos", afirmou o presidente da rede de bibliotecas públicas de Nova York, Anthony Marx, durante a apresentação do plano diretor em uma audiência pública nesta semana. A reforma envolverá uma reorganização dos espaços. Os andares superiores receberão as salas silenciosas de leitura, para estudantes, leitores e pesquisadores, enquanto os visitantes e os eventos ficarão restritos aos andares de baixo.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues – Babel, 25/11/2017

Há três anos, a Banca Tatuí era inaugurada em Santa Cecília para vender publicações independentes. Virou mais do que isso. No dia 2, para comemorar o aniversário do espaço, ponto de encontro de artistas, será realizada, a partir das 16h20, uma rinha de desenhistas no local. Os artistas farão disputas de cinco minutos conforme temáticas propostas pelo mestre de cerimônias, o quadrinista Marcos Batista. A curadoria é de Ramon Vitral, do site Vitralizado. Quem quiser poderá participar na hora também. Depois, as obras serão leiloadas no teto da banca com lances iniciais de R$ 1,99. A festa continua com o show da banda Triptico, formada por músicos colombianos. A Lote 42, dona da Banca Tatuí, também faz aniversário. Ela vai comemorar seus cinco anos lançando Já Era, de Felipe Parucci, Gogmagog!, de Gustavo Piqueira, e Mó Mistério, com ilustrações de Laura Teixeira. E a última aposta da editora para este final de ano é o livro Mercúrio Cromo, do potiguar Aureliano Medeiros. O lançamento será na Comic Con Experience (7 a 10/12, mas a pré-venda começa na festa do dia 2). Aureliano, dono da página Oi, Aure, com mais de 220 mil seguidores no Facebook, produz cartuns autobiográficos (abaixo) – ele se autorretrata pelado – que misturam a confusão do cotidiano com conflitos entre cabeça e coração. O projeto gráfico é de Gustavo Piqueira e vai ter um curativo na capa. As informações são da coluna da Babel.

O Estado de S. Paulo, Guilherme Sobota, 25/11/2017

O segundo capítulo da graphic novel Angola Janga, de Marcelo D’Salete, mostra como um grupo de mercenários, provavelmente portugueses, parte para a Serra da Barriga, em 1655, “capturar calhambola de Palmares”. Eles encontram um grupo de escravos fugidos e, depois de uma das diversas cenas eletrizantes de batalhas que permeiam o livro, um bebê é encontrado e levado ao padre de Porto Calvo, cidade da Capitania de Pernambuco, nas cercanias. 15 anos depois, a criança foge para Palmares e ali se torna Zumbi. A história do nascimento de Zumbi dos Palmares é ficção – mas o que D’Salete, quadrinista e mestre em história da arte pela USP, propõe é Uma história de Palmares, conforme o subtítulo do seu romance gráfico, que chega agora às livrarias pela Editora Veneta. Antecipado por fãs das HQs no Brasil, o livro está há 11 anos sendo trabalhado pelo artista, que nesse meio tempo lançou outras obras, e demandou uma pesquisa enorme que vai do Museu Afro Brasil, em São Paulo, ao Memorial de Palmares, em Alagoas. Com 432 páginas, o livro é um impressionante romance histórico calcado em fatos sobre o mais conhecido foco de resistência negra do Brasil colonial. “Esta não é ‘a’ história. Mas ‘uma’ história de Palmares”, esclarece o autor no posfácio.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

A glória e seu cortejo de horrores (Companhia das Letras, 216 pp, R$ 33,70), novo romance de Fernanda Torres, acompanha as desventuras de Mario Cardoso, um ator de meia idade, dos dias de sucesso como astro de telenovela até a total derrocada quando decide encenar uma versão de Rei Lear – e as coisas não saem exatamente como esperava. Mescla eletrizante de comédia de erros e retrato do artista, o livro atravessa diversas fases da carreira de Mario (e da história recente do Brasil), suas lembranças de juventude no teatro político, a incursão pelo Cinema Novo dos anos 60, a efervescência hippie do Verão do Desbunde, o encontro com o teatro de Tchékhov, a glória como um dos atores mais famosos de uma época em que a televisão dava as cartas no país. Um painel corrosivo de uma geração que viu sua ideia de arte sucumbir ao mercado, à superficialidade do mundo hiperconectado e, sobretudo, à derrocada de suas próprias ilusões.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

Pode o ruído incessante produzido pela sociedade contemporânea provocar instintos homicidas num morador de uma grande cidade? Em Gog Magog (Rocco, 176 pp, R$ 22,40) novo romance da escritora Patrícia Melo, um rotineiro problema entre um pacato professor e seu novo vizinho acaba se transformando numa guerra bárbara, narrada em ritmo frenético e com a linguagem ácida e irônica que são a marca da autora. A antipatia mútua entre os novos vizinhos rapidamente se transforma em ódio e a violência da guerra que se segue nos remete aos monstros míticos Gog e Magog, que se alimentavam de carne humana, fetos e cadáveres. Confrontando bem e mal, crime e castigo, sanidade e loucura, vida e morte, som e silêncio, Patrícia Melo constrói uma trama verossímil, ambientada num Brasil violento e desigual, onde a vida perdeu seu valor fundamental e o homicídio passou a ser uma forma de resolver problemas corriqueiros.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

À sombra de Romeu e Julieta (Verus / Record, 294 pp, R$ 34,90 – Trad.: Cecília Camargo Bartalotti) expõe o futuro das famílias Capuleto e Montecchio após o trágico destino dos jovens amantes. Com a morte de Romeu e Julieta, os rivais prometem paz, mas não é o que acontece na prática. O clima beligerante ainda predomina e ameaça a cidade de Verona, o que faz com que o príncipe Escalo intervenha com uma solução para manter a ordem: casar oficialmente um membro de cada dinastia. Os escolhidos são Benvólio, primo de Romeu, e Rosalina, prima de Julieta. Além de não amar o seu prometido – e vice-versa –, Rosalina ainda nutre sentimentos por Escalo, numa paixão de infância não correspondida. Ela está decidida a não subir ao altar por obrigação, mas, para isso, precisa descobrir uma maneira de acalmar os ânimos dos Capuleto e Montecchio. Com o tempo, ela percebe que uma conspiração ronda a cidade, o que pode estar por trás da atual guerra entre as duas famílias. Em seu romance de estreia, Melinda faz uma homenagem a Shakespeare e acrescenta aventura e suspense aos desdobramentos do clássico Romeu e Julieta.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.