
A solenidade terá como anfitriões a secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixadora Maria de Fátima Jardim, de Angola; o representante permanente do Brasil junto à CPLP, embaixador Juliano Féres Nascimento; e o presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), Antonio Lavareda.
A iniciativa foi criada para monitorar, analisar e produzir dados sobre o espaço lusófono, com foco em cultura, economia, mobilidade, políticas públicas e relações internacionais entre países e comunidades de língua portuguesa. Uma ampla pesquisa foi realizada, simultaneamente, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste nesta primeira edição.
Foram levantados valores e percepções sobre uma extensa pauta, incluindo temas como imigração, preconceitos, herança escravocrata, desigualdade de gênero, fake news, relevância do voto e da democracia, além de trocas culturais entre os países. O trabalho também contemplou o grau de conhecimento e valorização da CPLP pelas populações dos países membros.
Os resultados darão origem a um livro — em versões física e digital —, a um ciclo de seminários no Brasil e nos demais países, além de uma rica base de dados que será disponibilizada a centenas de instituições de ensino e pesquisa, através da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), formada por universidades com cursos de língua portuguesa, de Macau às Américas, para que alunos, professores e pesquisadores produzam dissertações, teses, artigos e publicações.
Além da CPLP, o Barometro conta com apoio e participação da AULP, do PNUD da ONU, do Ministério da Cultura e da Missão Brasileira junto à CPLP, da Fundação Itaú, da FGV Conhecimento, da CC&P, da Fundação Joaquim Nabuco, da UFPE, da UNITAU, da UFMG, da Universidade Católica da Guiné-Bissau, da Universidade Autónoma de Lisboa e da Universidade de Coimbra.
*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.


