
As gravações para o longa Carolina — Quarto de despejo começaram em novembro deste ano e o jornal O Globo visitou os estúdios para revelar as primeiras fotos da produção. O filme adapta a obra seminal de Carolina Maria de Jesus, e reconstruiu em estúdio uma réplica detalhada da favela do Canindé, dos anos 1950, onde a autora morava. Gal comprou os direitos para adaptar o livro de 1960 há 11 anos.
A obra Heptalogia (Fósforo), do norueguês Jon Fosse, acaba de ser publicada no Brasil. Em entrevista para a Folha, o ganhador do Nobel de Literatura de 2023 reflete sobre o impacto do prêmio em sua vida e rotina e descreve o período pós-premiação como um "luto" pela simplicidade perdida.
Na semana passada foi realizado o lançamento do livro que comemora o aniversário de 40 anos do Criança Esperança. O programa social é uma parceria entre a Globo e a Unesco. De acordo com a reportagem do g1, o Criança Esperança já arrecadou mais de R$ 460 milhões e apoiou mais de 6 mil projetos sociais em todo o Brasil.
O blog de Mauro Ferreira, também do g1, destaca uma leva de novas publicações que enriquecem a bibliografia musical brasileira. As obras abordam a trajetória de grandes nomes como Gilberto Gil, Francisco Mignone, Fernanda Abreu e Paulinho Nogueira.
A Veja fez uma seleção de histórias em quadrinhos coluna Gibis & Cia para compreender as nuances e a história do racismo no Brasil. O Listão, da Revista Quatro Cinco Um, juntou 18 livros sobre alimentação lançados em 2025. No Nexo, o escritor e professor Leonardo Tonus indicou cinco livros brasileiros sobre a questão migratória.


