Publicidade
'Morte e Vida Severina', da Companhia Ensaio Aberto, estreia em São Paulo
PublishNews, Redação, 18/11/2025
Encenada há duas décadas pela companhia, obra de João Cabral de Melo Neto, publicada em 1955, ganha nova potência diante das mudanças sociais do período

Pela primeira vez em São Paulo, a Companhia Ensaio Aberto apresentará o espetáculo Morte e Vida Severina, obra-prima de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), com músicas compostas por Chico Buarque, direção de Luiz Fernando Lobo e direção musical de Itamar Assiere. A montagem cumpre temporada no Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros entre os dias 5 e 21 de dezembro de 2025 e, depois, de 8 a 18 de janeiro de 2026, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h. No sábado, 17/01, haverá duas apresentações: às 16h e às 20h.

Encenada há duas décadas pela companhia, a obra de 1955 ganha nova potência diante das mudanças sociais do período. “Nesse vinte anos que se passaram entre a primeira montagem e esta atual, saímos do Mapa da Fome e chegamos a ser a sexta economia do mundo. Ao mesmo tempo, as negras manchas demográficas da Geografia da Fome não estão mais localizadas apenas nos sertões do Nordeste, e sim dentro das grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York, Paris e Berlim”, afirma o diretor Luiz Fernando Lobo, ressaltando a atualidade do texto.

A nova leitura do espetáculo amplia o alcance do poema: não se trata mais de uma narrativa regional, mas de uma condição humana global. A fome, impulsionada pela desigualdade crescente, atravessa fronteiras e molda geografias urbanas e rurais em múltiplos continentes. Segundo dados da Oxfam citados no release, o 1% mais rico detém 45% da riqueza global; 44% da população mundial vive com menos de US$ 6,85 por dia; e as taxas de pobreza praticamente não mudam desde 1990.

No G20 de 2024, o presidente Lula da Silva chamou atenção para o cenário: "O símbolo máximo na nossa tragédia coletiva é a fome e a pobreza. Convivemos com 733 milhões de pessoas ainda subnutridas. Em um mundo que produz quase 6 bilhões de toneladas de alimentos por ano, isso é inadmissível”.

A montagem estreou no Castelo São Jorge, em Lisboa, e reúne 4 músicos e 25 atores — com Gilberto Miranda novamente no papel de Severino, como na versão portuguesa. O espetáculo tem cenário de J.C. Serroni, iluminação de Cesar de Ramires, figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado e um histórico robusto de premiações: três indicações ao Prêmio Shell de 2022 (com vitória em Música) e seis indicações ao Prêmio APTR (vencedor em Iluminação), entre outros reconhecimentos.

Criada no Rio de Janeiro em 1992, a Companhia Ensaio Aberto é um coletivo teatral dedicado à retomada do teatro épico no Brasil. Com trajetória premiada e presença internacional, mantém um núcleo artístico fixo que se organiza de forma coletivizada e opera seis laboratórios artísticos e técnicos. Entre as montagens recentes estão Olga, O Banquete, A Classe Trabalhadora Brasileira e A Exceção e a Regra. Está sediada no Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio, desde 2010.

[18/11/2025 09:13:16]
Matérias relacionadas
Leia também: o retorno de Ágota Kristóf às livrarias brasileiras e a recuperação de Roseana Murray
Publicado pela Cepe, obra faz a interlocução entre a poesia de João Cabral e a obra de outros escritores, promovendo diálogos com a teoria literária e a filosofia
Evento acontece na Livraria Drummond, no Conjunto Nacional, no dia 12 de novembro, às 19h
Leia também
A plataforma livre e gratuita do Sistema Municipal de Bibliotecas reúne 17 mil títulos, com audiolivros e recursos de acessibilidade
Primeira turma aborda o papel do livro como tecnologia, mercadoria e instrumento formador do pensamento contemporâneo
Empresa lança Study Prep e Track, destaca proteção de acervos e discute papel estratégico das bibliotecas digitais no desenvolvimento de habilidades para o trabalho