Publicidade
Rio Capital Mundial do Livro vence o Prêmio Jabuti 2025 na categoria de Fomento à Leitura
PublishNews, Redação, 24/10/2025
Cerimônia será nesta segunda (27), no Theatro Municipal do Rio, com apresentação de Marisa Orth e Silvio Guindane

Marisa Orth e Silvio Guindane serão os mestres de cerimônia© Divulgação
Marisa Orth e Silvio Guindane serão os mestres de cerimônia© Divulgação

O Prêmio Jabuti, mais tradicional distinção do livro brasileiro, anunciou nesta quinta-feira (23) quem venceu a nova Categoria Especial Fomento à Leitura: foi a iniciativa Rio Capital Mundial do Livro, programa que articulou este ano uma série de políticas públicas estruturantes para o livro, a leitura e as bibliotecas.

Pela primeira vez na história, a cerimônia da 67ª edição será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n, Centro do Rio de Janeiro / RJ) nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube. Na mesma nota, a atriz e cantora Marisa Orth e o ator, diretor e dramaturgo Silvio Guindane foram divulgados como mestres de cerimônia da noite que celebra a força da palavra.

“Ao reconhecer projetos que fomentam a leitura, o Jabuti afirma que a cidadania começa pela educação. A Categoria Especial de Fomento à Leitura desta edição, focou em projetos realizados no Rio de Janeiro, e celebra quem transforma o livro em ação coletiva — com destaque para a Secretaria de Cultura do Rio, cuja dedicação foi decisiva para o sucesso do projeto premiado. A Capital Mundial do Livro ter vencido é também um reconhecimento aos autores e editores que tornam esse trabalho possível”, afirma Hubert Alquéres, curador do Jabuti, ao PublishNews.

Criado para reconhecer projetos realizados na cidade-sede da edição 2025, o prêmio consagra uma rede que vem transformando o acesso ao livro no território carioca. Sob o guarda-chuva do título concedido pela UNESCO, o programa Rio Capital Mundial do Livro fortalece ações como Bibliotecas do Amanhã e Paixão de Ler, espalhadas por diversas regiões, e reafirma o livro como política pública, não apenas como produto cultural.

Os outros finalistas também representam o vigor da leitura na cidade: a Biblioteca Marginow, em Antares, que reinventou um antigo posto policial como espaço comunitário de leitura, saraus e encontros; e o LER – Festival do Leitor, plataforma que ocupa praças, escolas e centros culturais com literatura, arte e cidadania.

O júri da categoria reuniu Alexandre Martins Fontes (ANL), Ângelo Xavier (IPL e Abrelivros), Dante Cid (SNEL), João Scortecci (Abigraf-SP), Patricia Amorim (ABDL) e Sevani Matos (CBL), representantes de entidades centrais do setor.

Prêmio, curadoria e reconhecimento

Com 4.530 inscrições distribuídas em 22 categorias, a 67ª edição reforça a diversidade e o alcance do livro brasileiro. A curadoria é de Hubert Alquéres, e o corpo de mais de 60 jurados assegura pluralidade de visões. Os vencedores recebem a estatueta do Jabuti e R$ 5 mil; o Livro do Ano, além da estatueta, rende R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres, com agenda organizada pela CBL.

A cerimônia é exclusiva para convidados, mas poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, celebrando — do coração do Theatro Municipal — uma das mais duradouras tradições culturais do país.

[24/10/2025 10:17:23]
Matérias relacionadas
Com curadoria e mediação de Thais Pessanha, iniciativa realiza encontros mensais gratuitos online, sempre ao vivo e com recursos de acessibilidade aos participantes
Vencedor do Jabuti lançou no começo de outubro o romance 'Coração sem medo', pela Todavia, que encerra a sua Trilogia da Terra
Autora e professora é referência em Direito e Educação, também integra conselhos editoriais no Brasil e no exterior
Leia também
Treze editoras concorrem com livros finalistas; Silvana Tavano, Maria do Carmo Ferreira, Ana Maria Vasconcelos e Fabiano Calixto são os brasileiros com obras selecionadas
Projeto criado pela Drummond Livraria escolheu 10 obras de artistas gráficos inspiradas pelos textos do poeta, que serão exibidas no Hall do Conjunto Nacional, em São Paulo
Paulista Oséas Singh Jr. é o primeiro brasileiro indicado ao prêmio com a obra “Estância dos Heróis Combalidos” Paulista Oséas Singh Jr. é o primeiro brasileiro indicado ao prêmio com a obra 'Estância dos heróis combalidos'