Publicidade
Apanhadão da semana: Clássico de Carolina Maria de Jesus se tornará filme
PublishNews, Redação, 24/10/2025
Veja também: 'Um defeito de cor' será publicado em Portugal e como o BookTok influencia na venda de livros

Uma das principais notícias da semana é a reportagem do Estadão sobre Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, que será adaptado para os cinemas. A obra será dirigida pelo mesmo diretor do filme M8— Quando a Morte socorre a Vida, Jeferson De. O longa terá o roteiro assinado por Maíra Oliveira (Papai é Pop) e produção de Clélia Bessa. As filmagens começam no dia 1˚ de novembro de 2025.

A Folha de S. Paulo publicou a notícia que o livro Um defeito de cor (Record) será publicado em Portugal em 2026. A aquisição aconteceu após um leilão concorrido entre três editoras de Portugal na Feira de Frankfurt. O romance de Ana Maria Gonçalves foi arrematado pela Bertrand, do Grupo Porto Editora.

Uma reportagem no Correio Braziliense teve como tema a forma como algoritmos e a comunidade do BookTok influenciam a lista de livros mais vendidos. O texto fala sobre o efeito "avassalador" de quando um livro viraliza, quando se torna "um dos queridinhos do TikTok".

O Estadão entrou na biblioteca pessoal da cineasta Marina Person. Nas estantes, livros sobre cinema, mas também clássicos da literatura nacional, música e a paixões pessoais, como alimentação.

O jornal O Globo publicou uma reportagem sobre escritor japonês Uketsu, que tem sua verdadeira identidade anônima e já vendeu mais de 2 milhões de livros. O Público, de Portugal, relacionou moda e sustentabilidade para o público infantojuvenil, a partir de um livro.

As diferenças entre o livro Se não fosse você (Galera) e a nova adaptação cinematográfica homônima da obra de Coollen Hoover foram tema no gshow.

[24/10/2025 10:20:47]
Matérias relacionadas
Veja também: José Falero fala sobre música e literatura em podcast e lista de livros favoritos de David Bowie, de 2013, volta a circular
Veja também: a atualidade da obra de Edgar Allan Poe e a trajetória de Autran Dourado, em seu centenário
Leia também: Alexandre de Moraes autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro — preso na Papuda desde quinta-feira (15) — a ler livros para diminuir sua pena
Leia também
Obra une arte urbana e literatura e integra a campanha “Literatura: do Rio ao RJ”
Obra reúne dois livros do autor argentino e chega ao país no segundo semestre, pela Companhia das Letras, com tradução e organização de Paloma Vidal
Veja também: José Falero fala sobre música e literatura em podcast e lista de livros favoritos de David Bowie, de 2013, volta a circular