Publicidade
Ana Maria Machado é a Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2025
PublishNews, Redação, 18/09/2025
Escritora carioca é ex-presidente da Academia Brasileira de Letras; premiação será no Rio de Janeiro

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anuncia que a escritora Ana Maria Machado é a Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti. A honraria consagra figuras fundamentais da literatura nacional, que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da cultura brasileira e a formação de gerações de leitores.

A carioca é ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) entre 2011 e 2013, e construiu uma trajetória marcada pela versatilidade, pelo diálogo com diferentes públicos e pelo reconhecimento internacional. Autora de mais de cem títulos publicados, entre romances, ensaios, contos e uma vasta produção infantojuvenil, tem obras traduzidas em diversos idiomas e publicadas em mais de 20 países. Em 2024, Marina Colasanti foi a escritora homenageada.

Ao longo da carreira, recebeu importantes distinções no Brasil e no exterior. Venceu três edições do Prêmio Jabuti: em 1978, com História meio ao contrário; em 1997, com Esta força estranha; em 2000, com Fiz voar meu chapéu. Além dos Jabutis, foi agraciada com o Hans Christian Andersen (2000), considerado o “Nobel da literatura infantil”; o Prêmio Machado de Assis, da ABL (2001), pelo conjunto da obra; o Casa de las Américas (Cuba); o Prêmio Cultura RJ; o Ibero-Americano de Literatura Infantil e o Príncipe Claus (Holanda), entre outros.

Formada em Letras pela UFRJ, com pós-graduação em Paris sob a orientação de Roland Barthes, Ana Maria também teve destacada atuação como jornalista em veículos de grande circulação e na BBC de Londres. Lecionou em instituições como UFRJ, PUC-Rio, Sorbonne, Universidade de Berkeley e Oxford. Durante quase duas décadas, foi proprietária de uma livraria no Rio de Janeiro que se tornou um importante polo cultural da cidade.

“Ana Maria Machado é uma das autoras mais completas da literatura brasileira contemporânea. Sua obra transita com maestria entre gêneros, públicos e linguagens, mantendo sempre um compromisso profundo com a palavra escrita e com o poder transformador da literatura. É uma honra celebrar sua trajetória como Personalidade Literária desta edição do Jabuti”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.

“O Prêmio Jabuti 2025 homenageia uma escritora que levou a literatura brasileira para o mundo, sem jamais perder suas raízes. A história de Ana Maria Machado é também a história da força criadora das nossas letras, que seguem encantando e formando leitores dentro e fora do país”, destaca Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti.

A escolha do Rio de Janeiro para sediar a cerimônia do Prêmio Jabuti marca as celebrações da cidade como Capital Mundial do Livro 2025, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

[17/09/2025 12:44:46]
Matérias relacionadas
Foi lindo de ver a Academia Brasileira de Letras, com 128 anos de história, abarrotada do povo preto, muitos vestindo branco, como pede o axé na sexta-feira, dia de Oxalá
Com distribuição – gratuita – em livrarias, empresas e eventos do setor, publicação celebra e pensa o universo do livro; happy hour de lançamento será no Bar do Beco, na Vila Madalena (SP), em 19 de novembro
Comitiva brasileira visitou instituição que desde 2020 se entitula como um centro cultural 'da próxima geração'
Leia também
Foi lindo de ver a Academia Brasileira de Letras, com 128 anos de história, abarrotada do povo preto, muitos vestindo branco, como pede o axé na sexta-feira, dia de Oxalá
Ernani Buchmann é o presidente; outros nomes incluem Ney José de Freitas, Luiz Felipe Leprevost e Paulo Venturelli
Depois de passar pelo Rio de Janeiro, exposição leva 437 obras em São Paulo para discutir o gênero como força estética, política e linguística