
O módulo "O paraíso das ideias" será na sexta (29), das 19h às 21h, com a pauta voltada para as possibilidades da criação. “No princípio é o inferno”, brinca Zeca. “Qual é o meu ponto de partida? Sobre o que vou escrever? História pessoal? 100% ficção? Um mix das duas coisas?”. Desse caos inicial, o jornalista transporta o participante da oficina para o paraíso das ideias, no qual, uma vez definido um argumento, a matéria-prima, tudo é possível: memórias, crônicas, poesia, peças de teatro, qualquer inspiração. Esse é o universo que vai navegar qualquer pessoa que queira escrever.
Zeca Camargo, grande entusiasta dessa fase, vai apresentar os estágios iniciais de três trabalhos que está desenvolvendo recentemente: uma ficção histórica, uma biografia ficcionalizada e uma peça de teatro. Os participantes também terão espaço para mostrar os “começos” de seus livros, transformando o encontro num grande fórum sobre os caminhos da escrita.
No segundo encontro, “O purgatório da escrita” – previsto para o sábado (30), das 17h às 19h, o jornalista iniciará a oficina com exemplos notórios de livros que, a partir de um prólogo inusitado, levam o leitor a histórias fascinantes. De Moby Dick à Paixão segundo GH, serão discutidos exemplos de inícios impactantes e originais – contemplando uma boa lista de romances contemporâneos. Além disso, Zeca dará um retorno dos vários inícios apresentados no módulo anterior e, em grupos, todos discutirão sobre os horizontes de cada autor participante.
O 3º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas, e parceria de mídia com o Amado Mundo.
Serviço:
3º Fliparacatu
De 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo
No Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações: @fliparacatu | www.fliparacatu.com.br