
Alguns dos destaques da programação são o americano Andy Hunter, CEO da Bookshop.org, comunidade virtual de livrarias independentes nos EUA, e o argentino Daniel Benchimol, diretor da Proyecto451, referência em inovação editorial e transformação digital no setor.
Entre os palestrantes brasileiros, estão profissionais de destaque como Rosely Boschini (Editora Gente), Bruno Zolotar (Editora Rocco), Rafaella Machado (Galera Record), Florência Ferrari (Ubu Editora), Nelson Naspitz (Editora Sextante), Luciana Fracchetta (Companhia das Letras), Marcus Nakagawa (ABRAPS), Cecilia Arbolave (Lote 42 e Banca Tatuí), entre muitos outros.
A programação contará também com a participação das entidades do setor — ABDL, ABIGRAF-SP, ABRELIVROS, ABEU, ANL, CBL, LIBRE e SNEL—, além de apresentações de dados inéditos de mercado com a equipe da Nielsen BookData.
“O evento já se consolidou como um espaço fundamental de diálogo e construção coletiva para o setor do livro", explica ao PublishNews a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos. "Neste ano, ampliamos ainda mais nosso alcance com a transmissão ao vivo, reforçando o compromisso da CBL com a inclusão e a inovação. A presença de editores, livreiros, distribuidores, gráficos, autores e tantos outros profissionais mostra que, quando estamos juntos, conseguimos construir soluções e projetar um futuro mais sustentável e inovador para o livro no Brasil".
Para Vitor Tavares, membro da comissão organizadora e diretor na Loyola Livraria e Distribuidora de Livros, a cada edição o Encontro se consolida como o mais importante fórum de debates do setor editorial e livreiro. "O interesse é tamanho que as inscrições para participação presencial há mais de 15 dias se esgotaram. A programação está rica e contempla vários temas do nosso cotidiano empresarial. Destaco a mesa das entidades do setor. Essa mesa mostra que os nossos problemas são comuns, e a união do setor nos dá esperança em encontrar soluções. Outra mesa que vai chamar muito a atenção será sobre IA. IA tem limites? É bom ou pode prejudicar o nosso setor? Outro momento que pode marcar essa edição é o momento da participação do Sebrae, onde todos os presentes serão convidados interagir, muito interessante ver todos contribuindo e ajudando a construir pontes, caminhos para o setor editorial e livreiro", analisa.
O editor Daniel Pinsky participa pela primeira vez como curador do evento. "Como a edição de 2024 foi ótima, nosso desafio era montar uma programação excelente. Acredito que conseguimos", diz ao PN. "Os dois nomes internacionais são o grande destaque. Daniel Benchimol, que acompanho há algum tempo e cujas palestras assisti em Buenos Aires esse ano, falará sobre inteligência artificial em editoras – um tema quente no qual ele é uma das grandes referências mundiais. Ele terá duas participações no evento. Já Andy Hunter, criador da Bookshop.org, compartilhará sua experiência – importante para todo mercado, especialmente livreiros. Entre os destaques nacionais, vale ressaltar a mesa 'Decodificando os dados', com as feras Nelson Naspitz e Daniel Rodrigues, mediados por Mariana Brandão. A resposta do público também foi animadora: todos os ingressos se esgotaram", enfatiza.
A programação do 4º EELDG foi construída por uma comissão composta por Alfredo Weiszflog, da Editora Melhoramentos; Carolina Riedel, do Grupo Pensamento; Daniel Pinsky, da Editora Contexto/Labrador; Diego Drumond, da Drummond Livraria; Rute Pedri, da Distribuidora Curitiba; Vitor Tavares, da Loyola Livraria e Distribuidora de Livros; Cinthia Favilla e Fernanda Garcia, da CBL; Sevani de Matos, Presidente da CBL; e Cassia Carrenho e Fabio Uehara, gestores de conteúdo.
"Trabalhar com a Cassia Carrenho na Coordenação do Encontro deste ano, junto com a Comissão de Curadoria do EEDLG, foi um desafio instigante e enriquecedor", explica Fabio Uehara. "As últimas edições consolidaram o evento como um espaço de referência para o setor, reunindo convidados de destaque e promovendo debates que têm impactado diretamente os rumos do mercado editorial brasileiro. Em 2025, buscamos dar um passo além, aprofundando discussões essenciais para o presente e o futuro da cadeia produtiva do livro. Temas como inteligência artificial, marketing, produtos digitais, curadoria e ESG estarão no centro das conversas, refletindo as transformações que moldam a indústria editorial em escala global. Entre os convidados, nomes como Daniel Benchimol, que se somam a importantes vozes do cenário nacional. Juntos, irão provocar reflexões e questionamentos fundamentais para que possamos construir um mercado editorial mais saudável, inovador e sustentável nos próximos anos", afirma.
Outro dos assuntos a serem tratados no Encontro é o de como o ambiente digital pode contribuir para a formação de leitores. “O incentivo à leitura, considerando mudança de comportamento e novos hábitos de consumo, passa pelo digital", comenta Marcelo Gioia, Managing Director da Bookwire, especialista no mercado digital. "Não no sentido de substituição dos livros ou bibliotecas tradicionais, mas de complementaridade, com conteúdos multiplataforma. No caso dos audiobooks, ainda há a questão da acessibilidade, com inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência visual”.
Confira a programação por dias e horários:
20 de agosto
Sala Imperial
13h50 – Abertura do evento com Sevani Matos, presidente da CBL.
14h – “A Voz das Entidades: Diálogos, Desafios e Conquistas Compartilhadas”, com representantes da CBL / SNEL / ABRELIVROS / ABDL / ANL / ABEU / LIBRE / ABIGRAF-SP.
15h – “Inteligência Artificial e seu impacto na Indústria do Livro”, com Daniel Benchimol, Diretor da Proyecto451.
16h10 – “Vendas do Setor Editorial Brasileiro: quais as oportunidades que os dados revelam”, com Mariana Bueno, Coordenadora de Pesquisas Econômicas e Setoriais da Nielsen BookData, e Jacira Silva, Analista de Mercado Sênior da Nielsen BookData.
17h – “Reflexões sobre as oportunidades: como editores colocam em prática estratégias a partir da realidade do setor editorial”, com a participação de Felipe Brandão, Diretor editorial na Planeta Brasil; Renato Fleischner, Diretor de operações do Mundo Cristão; e Samuel Coto, Diretor editorial da HarperCollins Brasil. A mediação será da jornalista Talita Facchini.
18h – “Como fazer com que nossas empresas tenham profissionais cada vez mais inovadores, abertos e diversos?”, com Sevani Matos, Presidente da CBL; Carolina Riedel, Diretora de Marketing e Vendas no Grupo Editorial Pensamento; Tatiany Leite, Jornalista; e Ellen Costa, Gerente Comercial do Grupo Editorial Aleph. A mediação será de Flavia Bravin, Head da Saber, Sócia da Cogna Educação e Membro do Conselho do PublisHer.
------------
21 de agosto
Sala Imperial
9h - Entrevista com Andy Hunter, Fundador e CEO da Bookshop.org, com mediação da jornalista Raquel Cozer.
10h10 – “Ferramentas de Inteligência Artificial no Marketing do Livro”, com Daniel Benchimol, Diretor da Proyecto451.
Sala Skeelo
10h10 – “Como escolher um livro: bastidores das aquisições e tendências no mercado editorial”, com a participação de Florência Ferrari, Diretora Editorial da Ubu Editora; Yasmin Santos, Editora de aquisição da Companhia das Letras; Tamires Von Atzingen, Gerente executiva editorial na VR Editora; e Rosely Boschini, CEO da Editora Gente. A mediação será de Rodrigo Casarin, editor da Página Cinco no UOL.
Sala Imperial
11h50 – “Tendências do Marketing: Branding, Influência e o Poder do H2H”. O debate será com Cristiano Britto, da ESPM; Luciana Fracchetta, Gerente de Marketing de Conteúdo na Companhia das Letras; e Bruno Zolotar, Diretor Comercial e de Marketing na Editora Rocco. A mediação será de Daniel Lameira, Fundador da Seiva e do curso Vida do Livro.
Sala Skeelo
11h50 – “Do Original à Publicação: Como Encontrar e Contratar Autores Nacionais”, com Diana Passy, Curadora da Arena Cultural na Bienal Internacional do Livro de SP.
Sala Skeelo
14h10 – “Curadoria nas livrarias: os desafios da escolha de um acervo”, com Maria Carol Borin, Consultora para Livrarias e Pesquisadora sobre Políticas do Livro no Brasil.
15h10 – Coffee break
Sala Imperial
15h40 – “Ideias que Saíram da Gaveta: Iniciativas que Transformaram Catálogos, Leitores e Resultados”. A mesa terá Mônica Carvalho, proprietária da Livraria da Tarde; Ramir Severiano, Fundador e CEO da Vitrola; Cecilia Arbolave, Sócia da Lote 42, da Banca Tatuí e da Sala Tatuí; Wellington da Silva, fundador e CEO da Gráfica Viena. A mediação será de André Luís Silvestre Cafu - Gerente Nacional de Vendas da Global Editora.
Sala Skeelo
16h50 – “Cultura Organizacional na Prática: Como Alinhar Valores, Comportamentos e Resultados”, com Daniela Ono, Head Gente & Cultura.
Sala Imperial
17h50 – Grupos de Discussão
-------------
22 de agosto
Sala Imperial
9h – “Editando o Futuro: Selos, Estratégias e Novos Públicos”, com Rafaella Machado,
Editora Executiva na Galera Record e Verus Editora, e mediação de Maria Fernanda Rodrigues, Editora de Cultura e Colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
10h10 – “Decodificando os dados: o que os números dizem e o que podemos fazer com eles”, com Nelson Naspitz, Diretor de Operações na Editora Sextante e Daniel Rodrigues, Sócio-Diretor na Livraria Leitura. A mediação da mesa será de Mariana Brandão, Executiva de vendas do Grupo Ediouro Publicações.
Sala Skeelo
10h10 – “Editando com Responsabilidade: ESG no Mundo dos Livros, com Marcus Nakagawa”, fundador e presidente da Abraps, e Thereza Castro, Gerente de Marketing na Citadel Grupo Editorial. A mediação será de Luciano Monteiro, VP de Comunicação e Sustentabilidade da CBL.
Sala Imperial
11h20 – “Novos leitores: Incentivando a Leitura com eBooks, Audiobooks e Bibliotecas Digitais”, com Antônio Hermida, Gerente de produtos digitais na Companhia das Letras; Adriana Alcantara, Country Manager na Audible Brazil; e Isadora Cal, Líder Global de Channel Operations na Bookwire. A mesa terá mediação do jornalista Leonardo Neto.
Sala Skeelo
11h20 – “Inteligência Artificial: aspectos legais e licenciamento”, com Maria Luiza de Freitas Valle Egea, Advogada e sócia em Freitas Valle Egea Advogados Associados.
Sala Imperial
12h30 - Gravação Podcast com o melhor do encontro
13h30 - Almoço