
Durante o encontro, serão apresentadas as coleções por área do conhecimento e os materiais de apoio à escolha e ao uso dos livros. Na categoria 1, as obras contemplam componentes curriculares como língua portuguesa, redação, línguas inglesa e espanhola, arte, educação física, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e educação digital. Pela primeira vez, o PNLD Ensino Médio ofertará livros organizados por coleções, em consonância com a Lei nº 14.945/2024, que instituiu a Política Nacional de Ensino Médio e definiu os componentes curriculares por áreas de conhecimento.
Segundo o MEC, as obras buscam valorizar a singularidade de cada componente e promover sua integração com os demais da mesma área. A Resolução CNE/CEB nº 02/2024 prevê projetos integradores nas atividades pedagógicas, tanto na formação geral básica (FGB) quanto nos itinerários formativos de aprofundamento.
Já a categoria 2 apresenta projetos integradores articulados ao mundo do trabalho, aplicáveis tanto na FGB quanto nos itinerários formativos.
A apresentação será conduzida pelas coordenações-gerais de Ensino Médio e de Materiais Didáticos do MEC e é voltada a professores e gestores de todo o país. As coleções aprovadas já estão disponíveis no Guia Digital do PNLD.
A Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos Territórios (REM), criada pela Portaria nº 495, de 7 de julho de 2025, atuará na mobilização das escolas para a fase de escolha dos livros, que ocorrerá entre 25 de agosto e 5 de setembro.