Publicidade
IMS lança filme sobre arquivo de Dalton Trevisan com registro raro do escritor
PublishNews, Redação, 12/06/2025
Com cerca de 10 minutos, o curta-metragem é narrado por sua agente literária e amiga Fabiana Faversani, que mostra materiais do acervo do autor

Frame do curta-metragem sobre o arquivo de Dalton Trevisan | © Instituto Moreira Salles.
Frame do curta-metragem sobre o arquivo de Dalton Trevisan | © Instituto Moreira Salles.
Nesta sexta-feira (13), o Instituto Moreira Salles lança um curta-metragem sobre o escritor Dalton Trevisan (1925-2024), em celebração ao centenário de nascimento do autor paranaense, completado no sábado (14/6).

O curta-metragem, que estará disponível no canal de YouTube do IMS, gira em torno do arquivo de Trevisan, doado ao IMS em 2024. Filmado na residência do autor em Curitiba (PR), o filme traz uma raridade: um breve registro de Trevisan, conhecido pelas poucas aparições públicas, trabalhando em frente ao seu computador, aos 99 anos.

Com cerca de 10 minutos, o curta é narrado por sua agente literária e amiga Fabiana Faversani, que mostra materiais do arquivo do escritor, naquele momento armazenados no apartamento onde ele morava. São livros, fotografias, correspondências, recortes de jornais e diários, entre outros itens. Segundo Faversani, Trevisan doou seu arquivo ao IMS “por ter plena ciência da importância do material estar disponível para pesquisa e provocar uma série de novas discussões sobre a obra”.

O filme dialoga com uma série de iniciativas realizadas em celebração ao centenário do escritor. A editora Todavia, por exemplo, que representa o autor desde 2024, está publicando os primeiros seis de um conjunto de 37 livros de Trevisan, mais uma antologia inédita organizada por Caetano W. Galindo e Felipe Hirsch. As demais obras ganharão novas edições ao longo dos anos.

Sobre o arquivo

Doado pelo escritor ao IMS em 2024, o arquivo de Dalton Trevisan inclui cadernetas, diários, fotografias, cartas, recortes de jornais e livros. A doação concluiu um ato iniciado em outubro de 2020, quando o IMS recebeu do autor a extensa correspondência trocada com Otto Lara Resende (1922-1992).

Entre os destaques, estão pastas com recortes de jornais e revistas, incluindo desde crônicas suas publicadas na imprensa, grande quantidade de resenhas e reportagens sobre seus livros, como também material reunido por temas específicos: crimes, cinema, Star Trek, saga da qual era fã, e escândalos políticos, entre outros.

O arquivo traz ainda dezenas de gravuras e ilustrações de Poty Lazzarotto (1924-1998), amigo desde a juventude e ilustrador de suas obras, e correspondências trocadas com nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.

Com a chegada ao IMS, o arquivo de Trevisan passará por etapas de conservação, catalogação e digitalização, para então começar a ser disponibilizado para pesquisas, de modo que o público tenha acesso ao material.

Ficha técnica do curta-metragem

  • Direção e montagem: Matheus Balbino
  • Assistente de direção: Matheus Nogueira
  • Operação de câmera: Matheus Balbino, Matheus Nogueira
  • Color grading: João Felipe Moreira
  • Pesquisa literária e roteiro e narração: Fabiana Faversani
  • Acessibilidade: AHU - Acessibilidade Humanista Ltda
[12/06/2025 10:10:00]
Matérias relacionadas
Evento gratuito passará por oito lugares que fizeram parte da vida e foram frequentados pelo Vampiro de Curitiba
O Vampiro de Curitiba nomeará uma sala do prédio histórico da universidade e a inauguração do espaço será na abertura do evento, em 1º de setembro
Podcast da Megafauna vem com equipe reformulada e novidades no seu conteúdo gratuito, em busca de mais conexão com os ouvintes
Leia também
Finalistas da categoria de Melhor Capa foram alvo de denúncias por coletivo de ilustradores
Veja também: os 600 eventos patrocinados pela Prefeitura do Rio no contexto da Capital Mundial do Livro
O ponto de partida da exposição é a trajetória de Sérgio Milliet, um agente cultural fundamental nas histórias de ambas as instituições