Publicidade
Prêmio São Paulo de Literatura revê edital após reclamação de editores
PublishNews, Guilherme Sobota, 28/05/2025
Premiação do governo do Estado decidiu voltar atrás em uma mudança no projeto após editores se posicionarem nas redes sociais; inscrições começam nesta sexta (30)

O Prêmio São Paulo de Literatura 2025 teve seu edital revisto após editores se posicionarem nas redes sociais protestando contra uma mudança que havia sido anunciada neste ano: a exigência da publicação dos livros digitais. O edital deixou de exigir a publicação digital e ampliou o prazo de inscrições, até o dia 18 de julho. As inscrições terão início nesta sexta-feira (30).

A observação começou com o editor Eduardo Lacerda, da Patuá, que publicou um vídeo nas redes sociais criticando a decisão da organização de fazer a exigência pelos livros digitais. Em contato com o PublishNews, Lacerda explicou que, com a mudança, muitos livros publicados em 2024 apenas na versão física não poderiam concorrer ao Prêmio. Em outro vídeo, o presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), Ricardo Ramos Filho, também pediu a revisão do edital.

O Prêmio São Paulo é um dos principais prêmios literários do país, que distribui R$ 200 mil para o vencedor em cada uma de suas duas categorias: “Melhor Romance do Ano de 2024” e “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024”. No ano passado, as vencedoras foram Luciany Aparecida e Eliane Marques.

As editoras pequenas têm um desempenho notável no Prêmio, a começar pela Patuá, cujos autores já foram premiados em quatro oportunidades diferentes. A Reformatório também já viu seus autores vencerem, e outras editoras independentes constam da lista de finalistas nos últimos anos.

“A literatura é uma das formas mais poderosas de reflexão e expressão da sociedade. O Prêmio São Paulo de Literatura reafirma o compromisso da Secretaria da Cultura com o estímulo à produção literária e ao reconhecimento de talentos que enriquecem o pensamento crítico e a cultura brasileira. Celebrar nossos autores é também valorizar a diversidade de vozes e narrativas que constroem o imaginário do país”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.

Clique aqui para acessar o edital completo.

Veja na íntegra a nota da Secretaria, enviada ao PublishNews na tarde da quarta-feira (28):

"A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo informa que, após ouvir atentamente os anseios do setor, decidiu republicar, nos próximos dias, o edital do Prêmio São Paulo de Literatura. A nova versão trará duas mudanças importantes: a retirada da exigência de publicação em formato digital (livro digital/e-book) e a ampliação do prazo de inscrições. A medida reforça o compromisso da Secretaria com o diálogo e com a valorização da produção literária paulista."

*Texto atualizado após publicação

[28/05/2025 15:20:00]
Matérias relacionadas
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia
Livro de estreia da autora portuguesa volta às livrarias com posfácio inédito de Natalia Timerman e orelha de Diana Klinger
Cerimônia de premiação será no dia 24 de novembro; nesta edição, concorreram 323 obras
Leia também
Reconhecimento é um dos mais antigos e importantes da literatura fantástica no Brasil
Reportagem traz a opinião de escritores agraciados e organizadores de prêmios sobre este assunto que nunca sai de moda no meio editorial
Inscrições para a edição de 2026 serão abertas em fevereiro