Publicidade
Apanhadão: artigo relata a descontinuidade de políticas públicas do livro no Brasil
PublishNews, Redação, 19/05/2025
Veja também: 100 anos de Malcolm X e a condenação do agressor de Salman Rushdie

Um artigo assinado por Sérgio Cohn, curador das revistas Poesia Sempre (Fundação Biblioteca Nacional) e BRICS Poetry Review, no portal A Terra é redonda, traz para o debate a questão da descontinuidade de projetos de leitura e como isso contribui para a crise do livro no país. No texto, o poeta e editor retoma acontecimentos "chave" para exemplificar sua tese de que, no atual governo, as ações em torno do livro ainda não são suficientes.

O homem responsável pelo ataque a Salman Rushdie foi condenado a 25 anos de prisão, de acordo com uma notícia da Folha com informações da AFP. Rushdie foi atacado em agosto de 2022 durante um evento literário. A Folha de S. Paulo também repercutiu a morte de Pedro Paulo Poppovic. O intelectual foi Secretário da Educação à Distância durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), além de editor da revista Sur e fez parte da coleção Pensadores, da editora Abril.

O Estado de S. Paulo produziu um webstories com cinco livros para conhecer mais da figura de Malcolm X, que completa 100 anos nesta segunda (19). O Estadão também recuperou alguns dos destaques da Virada Cultural Literária e publicou uma resenha sobre Orbital (DBA), título de Samatha Levy e vencedor do Booker Prize de 2024.

O jornal O Globo publicou um texto sobre a onda de popularidade de quadrinhos do gênero de faroeste no Brasil. As produções têm como característica a abordagem bem humorada e trazem para as histórias protagonismo indígena. O jornal republicou um texto do veículo argentino La Nacion que reúne material e conteúdos inéditos das famosas conferências de Jorge Luis Borges.

O livro Desaparecer (WMF Martins Fontes), da escritora russa Maria Stepánova, foi tema de uma resenha do caderno Pensar, do jornal Estado de Minas.

No Nexo, a escritora e jornalista Patricia Xavier indica cinco livros para pensar sobre a necessidade e os caminhos da reparação pela escravidão no Brasil.

[19/05/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Veja também: Os finalistas do Prêmio Jabuti e a biblioteca particular de Itamar Vieira Jr
Veja também: apostas brasileiras para o Nobel e detalhes da adaptação literária de 'Tudo é rio'
Veja também: os 600 eventos patrocinados pela Prefeitura do Rio no contexto da Capital Mundial do Livro
Leia também
Iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Fundação Van Leer
Veja também: Os finalistas do Prêmio Jabuti e a biblioteca particular de Itamar Vieira Jr
Carmen Miranda, Jane Catulle Mendès e Zaquia Jorge tiveram as suas vidas passadas a limpo por Ruy Castro, Rafael Sento Sé e Marcelo Moutinho