Publicidade
Duas categorias do Prêmio PublishNews têm inscrições prorrogadas até 4 de abril
PublishNews, Redação, 31/03/2025
Enquanto o Prêmio Skeelo reconhece projetos inovadores do mercado editorial brasileiro, o Prêmio Catavento – Livreiro e Livraria do Ano dá destaque a profissionais que trouxeram boas ideias para vender livros

Interessados em se inscrever Skeelo – Inovação do Ano e Catavento – Livreiro e Livraria do Ano têm agora até o dia 4 de abril para preencher os formulários e fazer parte da 9ª edição do Prêmio PublishNews, o único voltado para o mercado editorial brasileiro.

Prêmio Skeelo – Inovação do Ano

Já em sua 3ª edição, o Prêmio Skeelo – Inovação do Ano tem como objetivo reconhecer iniciativas inovadoras — em atividade há pelo menos três meses na data de inscrição — do mercado editorial em qualquer área de atuação, realizada por indivíduos, empresas ou organizações. Inscrições devem ser feitas por meio deste formulário.

O projeto inscrito na categoria pode ser um negócio, uma inovação em um processo já estabelecido, um novo método de trabalho e organização interna das empresas, iniciativas criativas em diferentes setores (do editorial à gestão de pessoas, passando pela área gráfica e administrativa), um projeto específico, ou qualquer outra invenção ou solução implementada por profissionais ou empresas do mercado editorial. A ideia é reconhecer ações que tenham criado facilidades, aperfeiçoado processos e aberto novos caminhos, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado do livro no país.

Entre as informações solicitadas no formulário, estão nome do responsável pelo projeto, telefone para contato e um pequeno histórico profissional – do inscrito ou da empresa. A organização do prêmio também pede um documento em PDF com uma apresentação resumida do projeto para avaliação.

Feitas as inscrições, o PublishNews e o Skeelo selecionarão dez semifinalistas e caberá à Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL) escolher, por meio de votação entre seus integrantes, os três projetos finalistas. Depois disso, quem escolhe o vencedor é uma votação aberta ao público.

Catavento – Livreiro e Livraria do Ano

Já o Prêmio Catavento — também em sua 3ª edição — visa reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento, que também conta com a parceria da startup Konekta, é dividido em duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano.

Para a categoria Livraria Destaque é preciso que a livraria tenha mais de um ano de existência. Na inscrição, também é necessário enviar um breve argumento explicando o que torna a livraria diferente das outras e apresentar qualquer projeto inovador ou de incentivo à leitura que a loja tenha colocado em prática nos últimos meses.

Também serão levados em conta pontos como presença nas redes sociais, bibliodiversidade da livraria (quantidade de Skus, metragem, quantidade de editoras), além de outros critérios de gestão. Para se inscrever é necessário preencher este formulário.

Já a categoria Livreiro do Ano tem o objetivo de dar protagonismo a esse profissional que movimenta a cadeia do livro na ponta. Os inscritos devem ter mais de um ano de experiência como livreiro e, no ato da inscrição, indicar contatos de referência, cases e histórico profissional, além de canais profissionais sobre o livro, caso possua. A inscrição deve ser feita neste formulário.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia do 9º Prêmio PublishsNews, marcada para o dia 7 de maio, novamente no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.

A 9ª edição do Prêmio PublishNews conta com o patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.


[31/03/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Maior parte do valor será destinada a compra de títulos; empresa coloca como meta alcançar 15 milhões de usuários únicos mensais nesse intervalo
Iniciativa gratuita aposta em comunidade, micro-metas e acompanhamento das criadores de conteúdo Thais Damaso, Afrofoturas e Dani Arrais
Plataforma brasileira de livros digitais estima aportar cerca de R$ 60 milhões na construção de um amplo catálogo em língua espanhola
Leia também
Finalistas serão anunciados em fevereiro e vencedores, em março; Typus está com inscrições abertas para o Prêmio Literário Verão de Histórias
Os vencedores terão os seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão R$ 30 mil cada, além de circular em 2027 por eventos literários pelo Brasil
Seleção reúne os dez autores franceses que ocupam os dez primeiros lugares do Ranking de Livreiros da Livres Hebdo 2025