Publicidade
Elisa Carareto e Ciça Fittipaldi entre os vencedores da 59ª Exposição de Ilustradores da Feira de Bolonha
PublishNews, Talita Facchini, 27/01/2025
Elas foram selecionadas pelas ilustrações dos livros 'Enquanto não lembro' e 'Kaaliawiri: a árvore da vida', ambos publicados pela Ôzé

Elisa Carreto / Divulgação e Ciça Fittipaldi / Shala Felippi - Divulgação
Elisa Carreto / Divulgação e Ciça Fittipaldi / Shala Felippi - Divulgação

Duas ilustradoras brasileiras figuram entre os vencedores da 59ª edição da Exposição de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha: Elisa Carareto e Ciça Fittipaldi.

As ilustrações selecionadas fazem parte dos livros Enquanto não lembro (2024) e Kaaliawiri: a árvore da vida (2024), respectivamente ilustrados por Elisa e Ciça e publicados pela Ôzé Editora.

Ilustração de Elisa Carareto Alves
Ilustração de Elisa Carareto Alves
“Uma alegria ter sido selecionada para a exposição da Feira de Bolonha”, disse Elisa nas redes sociais. Ela também parabenizou Ciça pela seleção. “Uma honra estar junto nessa dobradinha da Ôzé”. Já a editora também comemorou a seleção. “Alegria imensa por aqui em participar desse evento tão importante com duas de nossas ilustradoras. Parabéns Elisa e Ciça, é um orgulho e uma honra trabalhar com vocês!”

Nesta edição, a Exposição recebeu inscrições de 4.374 ilustradores. No total foram 21.870 ilustrações enviadas de 89 países e regiões do mundo: um novo recorde de participação para a iniciativa mais histórica da BCBF.

Ilustração de Ciça Fittipaldi
Ilustração de Ciça Fittipaldi
A exposição foi criada em 1967 para descobrir e destacar as melhores ilustrações do mundo diante da comunidade literária reunida em Bolonha. A 59ª exposição será encenada nos espaços da BolognaFiere por ocasião da feira, que realiza sua 62ª edição de 31 de março a 3 de abril.

A seleção foi conduzida este ano por um júri composto por: Walter Fochesato (Estudioso de literatura infantil e história da ilustração, editor adjunto da revista Andersen, Itália), Chris Houghton (ilustrador irlandês), Neal Porter (editor da Neal Porter Books, marca da Holiday House, EUA), Felicita Sala (ilustradora italiana) e Gema Sirvent Laguna (editora da Libre Albedrìo, Espanha).

Após se reunirem on-line para definir as 324 inscrições finalistas, o júri se reuniu pessoalmente em Bolonha em meados de janeiro, onde chegaram à sua escolha de 76 conjuntos de ilustrações de 77 autores de 29 países e regiões do mundo. Confira a seleção completa clicando aqui.

Os trabalhos dos vencedores farão parte do Illustrators Annual, o catálogo distribuído em livrarias especializadas internacionais e publicado pela Corraini em italiano e inglês, no Japão pela JBBY - Japanese Board on Books for Young People, na Coreia pela CCOC e na China pela Dandelion Picture Book House. O catálogo também apresenta as contribuições originais dos jurados e uma capa ilustrada este ano pelo artista vencedor do Prêmio H.C. Andersen 2024, o ilustrador canadense Sydney Smith.

Nesta edição da feira, os finalistas também terão acesso prioritário e um lugar garantido para uma análise de portfólio como parte das atividades do Illustrators Survival Corner e, pela primeira vez, o ilustrador encarregado de criar a identidade visual da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2026 será selecionado entre todos os finalistas.

Também esperadas nos corredores da BolognaFiere junto com a BCBF estão as duas iniciativas que completam a oferta da feira: BolognaBookPlus, realizada em colaboração com a AIE - Associação Italiana de Editores e dedicada à indústria editorial generalista, e Bologna Licensing Trade Fair/Kids, que recebe os principais players internacionais nos setores de licenciamento e entretenimento relacionados ao conteúdo editorial infantil.

[27/01/2025 10:00:00]
Matérias relacionadas
Autor explora sensações e sentimentos comuns a bebês, crianças e adultos
Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers movimentam mais de USD 14 milhões em negócios internacionais em seis meses
Obra publicada pela Matrix apresenta palavras que representam sons naturais, ruídos ou barulhos de objetos, animais e ações para encantar e educar crianças desde os primeiros meses de vida
Leia também
Vencedores da 11ª edição da premiação concedida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias foram conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo
Três obras premiadas delineiam um panorama vibrante da literatura queer brasileira em 2025: múltipla, insurgente, inventiva, capaz de reinventar tradições, ampliar imaginários e recentrar vidas silenciadas
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia