
A roda de conversa traz dois autores que se destacam no cenário de criação de histórias inclusivas para o público juvenil. Com o encontro, a ideia é apresentar suas trajetórias de escrita e obras mais relevantes, inspirando e motivando os participantes a valorizar, promover a diversidade na literatura, por meio da criação artística que promove inclusão e representa diferentes vozes e perspectivas.
“É minha primeira vez em Sorocaba e eu estou muito animada para conhecer a cidade, mas especialmente os leitores de lá e região. Sempre quis conhecer melhor as grandes cidades do interior de São Paulo! Tenho certeza que vai ser um momento único.” Diz a autora Olívia Pilar, que animada com o evento, não esconde suas expectativas. “Acredito que será um ótimo evento e uma mesa muito enriquecedora. É sempre gratificante dividir esses momentos com outros autores relevantes do cenário nacional. Além disso, falar sobre diversidade e inclusão na literatura não só é uma honra, como também um momento de grande importância. É preciso refletir como estamos narrando os diversos grupos sociais.”
Renan, também está muito empolgado com o evento. “Discutir a diversidade da literatura jovem é extremamente importante. Os livros hoje incluem cada vez mais temas e assuntos diversos, com protagonismo de diferentes tipos. Os personagens refletem muito mais os jovem de hoje em dia. Fico me perguntando o que seria diferente na minha adolescência caso já tivéssemos livros assim naquela época”, conta. O debate também irá abordar os reflexos, recompensas e desafios de escrever narrativas que refletem a diversidade da sociedade contemporânea e o papel dos leitores, educadores e escritores em apoiar e promover a diversidade na literatura juvenil.
Serviço:
Bate- papo sobre Diversidade na literatura infantojuvenil
Data: 26 de outubro de 2024
Horário: 17h30
Local: Sesc Sorocaba (Rua Barão de Piratininga 555 – Sorocaba / SP)