
“O evento reafirma o compromisso do CRB-8 com a formação crítica de bibliotecários e com o fortalecimento das bibliotecas escolares como espaços de acolhimento e promoção da diversidade”, disse a presidente do CRB-8, Ana Cláudia Martins.
O encerramento do Fórum, em setembro, será marcado por uma discussão política na Câmara Municipal de São Paulo, com foco na universalização das bibliotecas escolares e no tema central desta edição: “Bibliotecários(as) antirracistas constroem bibliotecas escolares decoloniais”. A pauta antirracista é uma bandeira histórica do CRB-8, que desde 2022 promove ações para fortalecer o papel das bibliotecas como agentes de transformação social, com destaque às ações da Campanha Bibliotecari@s Antirracistas.
A iniciativa é resultado de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e também o seu campus de Ribeirão Preto (USP/RP), a Universidade São Francisco (USF), o Centro Universitário Assunção (UNIFAI), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e com o apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia. Os paiinéis serão realizados nestes locais, assim como na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Marília) e na Câmara Municipal de São Paulo.
Para conhecer a programação completa do Fórum, visite o site www.crb8.org.br.