
As queimadas que arrasaram o país nos últimos meses são mais uma manifestação da urgência de discutir políticas públicas capazes de barrar a crise do clima. Duas vozes que vêm de dentro da floresta falarão sobre como combater o fogo é muito mais do que simplesmente apagar incêndios: Pablo Casella e Txai Suruí. A mediação será de Giovana Girardi. O painel ocorre no dia 12 (sábado), às 21h30.
“As queimadas que castigaram o país nos últimos meses, o calor inimaginável, o ar sufocante são lembretes constantes do quanto é urgente pensarmos na crise do clima. Convocar essa mesa extra e mobilizar uma manifestação como a Flip é um passo importante para que estejamos sempre atentos”, diz Ana Lima Cecilio, curadora da 22ª edição da Flip.
“Responder aos aterrorizantes acontecimentos recentes requer manifestações que transformem o imaginário das pessoas. Txai Suruí é uma voz de proeminência dentre aqueles povos que notadamente protegem as florestas do fogo, enquanto Pablo Casella, através da ficção, demonstra a capacidade literária de representar o horror de um país em chamas”, conta Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.
Também na programação principal, na sexta (11), às 15h, Txai Suruí também participa da mesa Saber o passado, mirar o futuro, ao lado de Raoni e com mediação de Guilherme Freitas.
Já no sábado (12), Suruí também estará na programação da Casa PublishNews, às 16h, para participar da mesa Sabedoria indígena, a mais avançada das avançadas tecnologias e lançar o livro Canção do mar (Elo), ao lado de Angela Pappiani (autora, lançando A jornada de Roweõ – Elo) e com mediação de Mayra Sigwalt (escritora e produtora de conteúdo).
Confira a programação completa da Casa PublishNews 2024.
22ª Flip - mesa extra
Sábado, 12/10, às 21h30
Mesa extra: Cessar o fogo
Pablo Casella + Txai Suruí
mediação: Giovana Girardi