Publicidade
7º Congresso Internacional de Leitura aborda papel da literatura para ajudar a lidar com temas difíceis da atualidade
PublishNews, Redação, 11/07/2024
​Evento vai reunir, de 15 a 19 de julho de 2024, escritores, artistas e especialistas de países de língua portuguesa em lives diárias gratuitas; serão 15 horas de programação 100% online

O Coninler (Congresso Internacional de Leitura) vai reunir de 15 a 19 de julho mais de 28 escritores e artistas de países de língua portuguesa em 15 lives gratuitas e on-line. O tema central deste ano do evento – que ocorre desde 2016 como Conaler e mudou de nome para alcançar abrangência internacional – é “Histórias, Leitura Literária e Transformação” e a programação ainda terá eixos temáticos para cada um dos cinco dias de evento.

O evento, em formato on-line, acontecerá das 19 às 21h30 (horário de Brasília) e será transmitido pelo Canal do Galeno no YouTube. Para se inscrever, basta acessar o link.

“O objetivo dessa abordagem é apoiar professores, bibliotecários e outros mediadores de leitura a trabalharem, a partir da literatura, temas como enfrentamento do racismo, da homofobia e dos preconceitos em geral, como o que é praticado contra refugiados e imigrantes”, afirma o curador do evento, Galeno Amorim. Ele, que é presidente do Observatório e ex-presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, também se encarregará das mediações.

Para as 15 horas de programação já estão escalados escritores brasileiros como Fernando Morais; Mary Del Priori; Muniz Sodré; Paulo Roberto Padilha, diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire; Fernanda Paraguassu; Carolina Montenegro; Luiz Antônio Aguiar; Auritha Tabajara; André Gravatá; e o educador César Nunes, entre outros. O elenco estrangeiro conta com o angolano Pau de Cabinda; Teolinda Gersão, uma das mais premiadas escritoras portuguesas; Dany Wambire, de Moçambique; Dina Salústio, de Cabo Verde, e muito mais.

O Coninler é realizado pelo Observatório do Livro, que integra a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) como Observador Consultivo, pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. E espera reunir, durante os cinco dias, um público formado por professores, bibliotecários e estudantes.

Além da CPLP, o Coninler é apoiado na divulgação por Instituto Camões - Portugal; Instituto Federal, Campus Sertãozinho; Casa Educação; Presídios Leitores; Universidade Mackenzie; SocialSistems; Instituto do Livro; Instituto Pró-Livro; Universidade Federal de Sergipe; Departamento da Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe; Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª. Região; Centro Universitário Barão de Mauá; Associação Portuguesa de Literatura Comparada; Consórcio Intermunicipal Culturando; Universidade Timor Leste; Universidade Federal do Acre; Fundação CASA; SP Leituras; Tudo Vira Cult SP; Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo; Governo do Estado de SP; Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto – USP; e Revista Biblioo.

Tags: Coninler
[11/07/2024 10:30:00]
Matérias relacionadas
Com início na segunda (4), congresso terá 20 autores, especialistas e artistas de países da CPLP debatendo o tema ‘Clubes de Leitura como estratégia para formar e encantar leitores’; programação é online e gratuita
Coninler 2022, realizado pelo Observatório do Livro, acontece dentro da programação da 26ª Bienal de SP, de 04 a 08 de julho. Nomes como Valter Hugo Mãe, Laurentino Gomes, Pedro Bandeira e Marina Colasanti estão confirmados.
Em seu primeiro dia, evento discutiu o fomento da literatura em língua portuguesa nos países da CPLP com representantes das entidades do livro. Nomes como Pedro Bandeira, Miriam Leitão e Ignácio de Loyola Brandão participam da programação.
Leia também
Veja também: 'Um defeito de cor' será publicado em Portugal e como o BookTok influencia na venda de livros
'Não sei viver sem palavras' desvenda um dos principais nomes da literatura brasileira pelas lentes de seu filho, André Brandão
Valor total das aquisições ultrapassou R$ 2,1 bilhões, segundo dados do Anuário Abrelivros 2025