
A vitória de Coelho é adequada a um prêmio que é exclusivamente julgado por bibliotecários, e ao seu mandato como Waterstones Children’s Laureate (2022-2024), onde ele lançou o projeto "library marathon" – uma missão pessoal que o viu visitar e se inscrever em uma biblioteca em cada região do Reino Unido, um total de 213 em todo o país, para destacar a importância delas e mostrar o apoio que oferecem às comunidades locais.
O vencedor do Yoto Carnegie Medal for Illustration foi Aaron Becker por seu "belamente elaborado" e "universal" livro de imagens sem palavras The tree and the river (Walker Books). Observando a evolução do impacto humano no meio ambiente através do destino de uma árvore solitária e de um rio, a história dá "um senso de esperança", com o uso de cores por Becker para retratar as estações sendo "transformador" e o uso de luz "excepcional."
Os Yoto Carnegies celebram conquistas na escrita e ilustração infantil e são únicos por serem julgados por um painel de especialistas composto por bibliotecários de crianças e jovens. Os títulos vencedores foram selecionados de uma lista de oito livros em cada categoria, com os juízes elogiando a "narrativa atemporal" e a "natureza cíclica" do trabalho do autor e do ilustrador vencedores, permitindo que sejam "apreciados perpetuamente."
A cada ano, milhares de grupos de leitura em escolas e bibliotecas no Reino Unido e ao redor do mundo se envolvem nos prêmios, com crianças e jovens "acompanhando" o processo de julgamento, debatendo e escolhendo seus próprios vencedores.
Os vencedores foram revelados em uma cerimônia presencial realizada pela primeira vez no Cambridge Theatre, lar do premiado Matilda The Musical da RSC, na quinta-feira (20). Mais de 600 crianças desfrutaram da cerimônia presencialmente, com o evento sendo transmitido ao vivo.