Civilização Brasileira publica nova edição da obra 'O sublime objeto da ideologia', reescrita pelo autor e filósofo esloveno
O sublime objeto da ideologia (Civilização Brasileira, 322 pp, R$ 94,90 - Trad.: Vera Ribeiro), livro que tornou o filósofo
Slavoj Žižek reconhecido internacionalmente, foi reescrito pelo autor e volta às livrarias. Publicado originalmente em inglês, em 1989,
O sublime objeto da ideologia consistiu na primeira oportunidade de Žižek apresentar a um público amplo os quatro pilares de seu pensamento: a psicanálise (lacaniana), a filosofia (hegeliana), uma teoria (marxista) da ideologia e a teologia (cristã). Nesta obra, o leitor vê com nitidez como esses fundamentos são relacionados, recuperando alguns conceitos que foram desprestigiados por vias emergentes da nova filosofia e firmando os argumentos da importância de Jacques Lacan para o pensamento filosófico – e, em mão dupla, de G.W.F. Hegel para a psicanálise. O resultado é um xadrez teórico – transpassado principalmente por Freud, Marx e Althusser – que se revela fecundo para a crítica da ideologia, reposicionando-a para além da observação de um sistema de valores e adesões. O texto conta também com referências culturais que ajudam na sua compreensão, como as análises já consagradas por Žižek do slogan da Coca-Cola; de filmes, entre eles
Memórias de um espião, de Marek Kanievska; de romances, como
O processo, de Franz Kafka; e até sobre o naufrágio do
Titanic.
O sublime objeto da ideologia é um trabalho original que permanece provocador e insólito ao destrinchar a questão da agência humana em um mundo pós-moderno.