Publicidade
Aletria renomeia selo voltado para crianças com menos de três anos
PublishNews, Redação, 19/06/2024
O selo Alebebê - antigo Cafuné - reúne cinco livros já lançados pela editora e traz os novos 'Vento' e 'Chuva, com texto de Caroline Carvalho e ilustrações de Guilherme Karsten

A Aletria, editora que publica livros infantis, renomeou o seu selo voltado para crianças com menos de três anos. Desde o final do ano passado, o antigo Cafuné – criado em 2021 – passou a se chamar Alebebê.

“A ideia foi manter o 'ale' em todos os quatro selos do grupo: Aletria (editora 'mãe' que publica infantojuvenis), Alegriô (literatura afrobrasileira), Alebebê (livros para bebês de zero a três anos) e Alê Books (livros para jovens adultos)”, explica Rosana Mont’Alverne, fundadora e publisher da Aletria.

O novo selo reúne os livros já lançados: O cocô do urso Clodoaldo, de Thais Laham Morello e Clara Gavilan; Rabos, rabichos e rabiolas, de Leo Cunha e Alex Lutkus; Florinda, de Cândice Felippi e Sabrina Mascarenhas; Irmão, irmãozinho e irmãozão, de Vanessa Anesi e Thiago Amormino e Clic, de Marcelo Moreira.

Vento e Chuva
Vento e Chuva
O primeiro lançamento já com a nova marca é da dupla Vento e Chuva, da Coleção Elementos, com texto de Caroline Carvalho e ilustrações de Guilherme Karsten.

Nas obras, o pequeno leitor e seu mediador são transportados para um mundo onde o vento é mais do que apenas uma força da natureza, é um amigo que convida para uma dança mágica e divertida, e a chuva ganha vida repleta de alegria e descobertas.

A importância dos livros para bebês se insere no debate sobre as dificuldades atuais na formação de leitores críticos. Vivemos um momento em a população em geral vem perdendo a capacidade de se concentrar em uma leitura mais profunda. A causa principal é o uso excessivo de telas por pessoas de todas as idades, incluindo crianças muito pequenas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que bebês de menos de dois anos não tenham nenhum acesso a celular, tablet e outras telas. Enquanto especialistas na formação de leitores defendem o contato com os livros desde o primeiro ano de vida.

[19/06/2024 10:00:00]
Matérias relacionadas
Obra publicada pela Matrix apresenta palavras que representam sons naturais, ruídos ou barulhos de objetos, animais e ações para encantar e educar crianças desde os primeiros meses de vida
Premiado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, livro publicado pela Reco-reco acompanha uma pinguim que parte em uma aventura desbravando os mares em busca de sabor
Nesta edição o tema será 'Livros infantis em um mundo frágil' e o ilustrador Axel Scheffler fará a palestra principal
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação