Publicidade
Apanhadão: reportagem apresenta bares e restaurantes para amantes de livros em São Paulo
PublishNews, Redação, 18/03/2024
Em matéria no fim de semana, o Estadão lista lugares na capital paulista que unem gastronomia e livros

Reportagem reúne locais que conjugam gastronomia e livros em São Paulo | © Freepik
Reportagem reúne locais que conjugam gastronomia e livros em São Paulo | © Freepik
O Estado de S. Paulo fez uma reportagem com uma lista de locaisi que unem bares e cafés e livros. Na matéria, a repórter Julia Queiroz apresenta estabelecimentos na cidade de São Paulo que combinam gastronomia com a venda ou a circulação de livros e são uma boa opção para aqueles que gostam de estar cercados de obras literárias. BETC Havas Café, Lardo – Bar e Sebo, Ria Livraria e o Café com Quintal são os personagens da reportagem.

Na coluna Painel das Letras, da Folha de S. Paulo, a abertura da segunda livraria da Magafauna, também no centro de São Paulo. A nova unidade ficará dentro do teatro Cultura Artística, que retorna a funcionar no mês de agosto. No caderno Ilustríssima, Santiago Nazarian fala sobre a censura do mercado: "Subjetividade da literatura vem sendo ameaçada por tentativa de atingir todos os públicos sem ofender ninguém". O tema de censura também está no texto reproduzido do New York Times na Folha de São Paulo e trata da aceleração das tentativas de censura de livros nos Estados Unidos nos últimos anos. De acordo com a reportagem, de um ano para cá, 4.240 títulos individuais foram alvo de remoção de bibliotecas.

O autor e Ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida, falou sobre a deturpação que seu conceito "racismo estrutural" sofre atualmente. Em seu perfil no X, antigo Twitter, o Ministro falou sobre o atual momento da discussão e disse que passa a se questionar se realmente escreveu sobre tais assuntos.

A apresentadora do Fantástico, Maju Coutinho, também falou sobre o mal uso do conceito Racismo estrutural, tratado no livro homônimo de Silvio de Almeida, Racismo estrutural (Jandaíra). As falas da jornalista ocorreram após o programa entrevistar a ex-participante do Big Brother Brasil, Wanessa Camargo, que foi perguntada na entrevista sobre seus conflitos com o participante Davi.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, repercutiu o discurso de Conceição Evaristo na Academia Mineira de Letras. Na reportagem, é possível ver o texto na íntegra.

Um dos principais temas tratados na Revista Gama na última semana é o livro. A revista publicou uma entrevista com Djaimilia Pereira de Almeida, reportagens para falar sobre o panorama da onda de censura presente no debate literário nacional e sobre o booktok, um podcast sobre tradução com Bruna Dantas Lobato e uma lista de filmes para amantes da literatura.

Em sua coluna no Splash Uol, Rodrigo Casarin fala sobre livros que 'escancaram sordidez' de vergonhas históricas.

No Nexo, a escritora Jana Bianchi indica cinco livros de fantasia nacional com tramas que 'fogem dos padrões'.

Em meio às tentativas de censura, escolas do Distrito Federal receberam 1,9 mil unidades de O avesso da pele (Companhia das Letras).

[18/03/2024 09:07:50]
Matérias relacionadas
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Entre outras notícias, lançamento de livro inédito sobre escritos Yanomami e autor de quadrinhos sobre ditadura militar fará turnê pelo Brasil
Leia também
Sede da editora em São Paulo está atuando como ponto de coleta para quem puder fazer doações
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Em 'Como enfrentar o ódio', empresário e influenciador detalhará as formas pelas quais o ódio tomou conta do país e esteve presente em sua vida; obra será lançada ainda em 2024