Publicidade
A urgência de práticas de Recursos Humanos no mercado editorial
PublishNews, Giulian Sales e Larissa Caldin*, 07/02/2024
Em um cenário com desafios significativos, a criação da nova Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews​ chega em um momento oportuno

Inscrições para Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews vão até o dia 29 de fevereiro
Inscrições para Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews vão até o dia 29 de fevereiro
O mercado editorial enfrenta desafios significativos em termos de gestão de Recursos Humanos, conforme revelado em uma pesquisa recente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e operacionalizada pela Wiabiliza. Os dados demonstram que o setor precisa ampliar sua profissionalização e adotar práticas mais atuais de RH, fazendo com que os ambientes de trabalho sejam saudáveis e produtivos.

Alguns dados revelados pela pesquisa merecem destaque:

  • Pesquisa de Clima Organizacional: 64% das empresas editoriais ainda estão à margem de práticas essenciais como a realização de pesquisas de clima organizacional. Isso não é apenas uma falha de gestão, mas um indicativo de que muitas editoras podem estar negligenciando a dinâmica interna de seus ambientes de trabalho.
  • Frequência de Feedback: a prática de fornecer feedback apenas uma vez ao ano, adotada por 64% das editoras, parece arcaica em um mundo que se move a passos rápidos. Essa lentidão na comunicação interna pode ser um grande empecilho para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. Além disso, a pesquisa indicou que 80% das empresas não têm avaliações de desempenho estruturadas.
  • Flexibilidade no Trabalho: em uma era marcada pela busca por maior equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, é surpreendente que 65% das empresas do setor ainda não tenham adotado políticas de flexibilização do trabalho. A falta de flexibilidade pode ser fator desmotivador e de estagnação para muitos profissionais talentosos; inclusive pode fazer com que decidam ir para outras indústrias.

A Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews

Diante desse cenário, a criação da nova Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews chega em um momento oportuno. A iniciativa é um marco significativo, um avanço decisivo na jornada rumo a um ambiente de trabalho mais engajado e humano. O ranking não apenas destaca aquelas empresas que compreendem a essencialidade de uma gestão de pessoas eficaz, mas também celebra as que estão ativamente implementando práticas inovadoras e humanizadas.

Em 2023, o GPTW e o PublishNews prepararam um ranking especial. Voltado para as empresas do setor, ele apresenta as melhores empresas editoriais para trabalhar.

Para ser elegível ao ranking, é necessário participar da Jornada de Certificação do GPTW, ter 30 ou mais funcionários, e um dos seguintes CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas):

  • 58.11-5/00 (edição de livros);
  • 58.21-2/00 (edição integrada à impressão de livros);
  • 18.11-3/02 (impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas);
  • 4761-0/01 (comércio varejista de livros); e
  • 4647-8/02 (comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações).

Se tornar uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™ significa passar por um processo de aproximação com os colaboradores, dando voz para que eles possam envolver-se com a cultura organizacional.

Por meio da lista Mercado Editorial GPTW-PublishNews, é possível compreender ainda mais sobre o cenário do setor editorial. É um verdadeiro incentivo para o alinhamento ao propósito de “Pessoas no Centro” dos negócios.

O setor editorial depende de talentos criativos e um ambiente de trabalho que promova a escuta ativa é fundamental. A certificação GPTW estimula esse processo, dando impulso para a criatividade e inovação.

Por que ser uma empresa certificada GPTW?

O Great Place To Work® se destaca como uma consultoria global que apoia organizações a obterem os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Dessa forma, ela estimula estratégias que coloquem as pessoas no centro das ações e planejamento.

Com o ideal de construir uma sociedade melhor, o selo GPTW é concedido às organizações que aplicam a pesquisa de clima — com uma metodologia especial desenvolvida pela própria GPTW.

Nessa pesquisa são avaliadas cinco diferentes dimensões que compõem uma cultura de confiança: a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem.

Uma verdadeira cultura de confiança é aquela que valoriza as pessoas, na qual elas confiam na liderança, gostam das pessoas com quem trabalham e têm orgulho do que fazem.

As organizações dependem de pessoas. São elas que constroem a marca dando vida à empresa. Por isso, fortalecer uma cultura de confiança é fundamental.

Todas as estratégias são elaboradas considerando o bem-estar das pessoas colaboradoras, os clientes, os fornecedores e todos que englobam o sistema do negócio.

A certificação GPTW passa pela avaliação das pessoas em relação a essa cultura de confiança. Trata-se de um processo de escuta ativa dos colaboradores.

O questionário da pesquisa de clima foi elaborado para avaliar o quanto as pessoas sentem-se pertencentes, orgulhosas e quais os pontos que precisam de melhorias.

Com os resultados, é possível traçar um panorama completo da organização, permitindo a gestão compreender como as pessoas se sentem dentro da empresa.


*Giulian Sales é Especialista em Conteúdo na Great Place To Work. Larissa Caldin é CEO e sócia na Primavera Editorial, e lidera o processo de desenvolvimento e estruturação, dentro do Ecossistema Great People, do selo Primavera BIZ, voltado para livros que fomentem uma cultura corporativa positiva.

[07/02/2024 10:50:00]
Matérias relacionadas
Países vivem diferentes momentos políticos e econômicos, o que se reflete na situação de suas respectivas indústrias do livro
Livros brasileiros também já podem ser encontrados à venda na loja da plataforma, o TikTok Shop
Ao longo de sete encontros na sede da Editora, o programa constitui uma experiência formativa e combina teoria crítica, prática criativa e escuta editorial
Leia também
'Vestígios da eternidade' é um documentário que convida à entrada na obra do intelectual, tanto quanto na lógica criativa do diretor
Embora cada um dos eventos tenha sua personalidade própria, todos têm características comuns inconfundíveis
No gênero policial, muitos protagonistas são apresentados como pessoas disfuncionais