Publicidade
Nova livraria de rua é inaugurada em Porto Alegre
PublishNews, Redação, 10/01/2024
Iniciativa do jornalista e escritor Flávio Ilha, Clareira começou a funcionar em dezembro

© Flávio Ilha
© Flávio Ilha
A Clareira (Rua Henrique Dias, 111 – Porto Alegre / RS) é a mais nova livraria de rua, inaugurada em dezembro. A iniciativa é do jornalista e escritor Flávio Ilha – que já atuou como repórter e editor em diversos veículos da mídia impressa, escreveu, publicou e publica livros pela Diadorim, editora que fundou em 2016. “É um sonho antigo, naturalmente porque gosto muito de trabalhar com livros”, comenta. A Clareira funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h.

O local nasceu para ser um “espaço de descanso, relaxamento e encontro no concreto da cidade. Como uma clareira na floresta”. Além de fazer a curadoria dos livros, que tem foco em literatura contemporânea e destaque para a área da psicanálise, além de uma pequena área de usados, Ilha está à frente no dia a dia do empreendimento, trabalhando e recebendo os clientes.

A Clareira tem espaço para trabalhar, com internet, café e opções de doces e salgados, fornecidos pelo Barriga no Fogão, com cardápio assinado por Carlos Silva e Tiago Munari. Ilha também planeja uma agenda de saraus, oficinas, cursos e grupos de estudo, que deverá começar a partir de janeiro.

Flávio Ilha é jornalista, trabalhou em vários veículos de mídia impressa: O Globo, Folha de S. Paulo (Brasília e Porto Alegre), ZH (Brasília e Porto Alegre), Correio Braziliense (Brasília), Correio do Povo e Grupo Sinos. Também passou por mídia eletrônica, especialmente UOL, durante mais de dez anos. Foi repórter e editor da revista Aplauso, em Porto Alegre. Escritor, autor de Longe daqui, aqui mesmo (2018), Ralé (2019) e João aos pedaços - biografia de João Gilberto Noll (2021). Editor, fundou a Diadorim em 2016.

[10/01/2024 10:00:00]
Matérias relacionadas
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido
Fundada por André Castro e Cassia Carrenho, empresa sempre voltou suas atenções para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos no setor, e agora dá mais um passo em direção à expansão
Nos primeiros seis meses, a Audible gerou mais de 16 mil horas de conteúdo, produziu 1,7 mil audiolivros e trabalhou com mais de 600 narradores
Leia também
Assessor lidará com obras infantojuvenis e educacionais
Oportunidades são para as áreas editorial e financeira
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade