Publicidade
Apanhadão: livros e a reforma tributário, mercado editorial brasileiro, e a despedida de Louise Gluck
PublishNews, Redação, 16/10/2023
Texto da reforma tributária aprovado pela Câmara dos Deputados não abordava a questão da tributação dos livros

O Uol publicou na sexta-feira (13) um texto explicando como o texto da reforma tributária aborda a isenção fiscal de livros a partir da Constituição. Atualmente, a cobrança de impostos sobre livros é vedada pela Carta, e o texto da reforma contempla a situação. O portal também publicou uma reportagem sobre o tamanho do mercado editorial brasileiro, com dados da ANL e do Snel.

Diversos jornais noticiaram a morte da poeta americana Louise Glück, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2020. Ela tinha 80 anos.

Alcir Pécora escreveu na Folha sobre Cidade da vitória (Companhia das Letras), o primeiro livro que Salman Rushdie escreveu após o atentado sofrido em uma biblioteca no estado de Nova York, no ano passado. O jornal ainda escreveu sobre a biografia do pintor Alberto Giacometti, lançada recentemente pela Estação Liberdade.

A colunista Tati Bernardi, também na Folha de S. Paulo, usou seu espaço para falar sobre o livro de memórias da 'filha renegada' de Lacan. A escritora define a obra Um pai (Aller), como um memoir dos sintomas da filha de um dos maiores especialistas em sintomas dos filhos dos outros.

Na coluna Babel, Maria Fernanda Rodrigues fala sobre o fenômeno do crescimento de vendas do livro A morte de Ivan Ilitch (Editora 34) por conta da separação entre Lucas Lima e a cantora Sandy. De acordo com a Nielsen, entre o dia 28 de setembro e 1° de outubro houve um crescimento de 250% nas vendas da obra.

Em sua coluna quinzenal no Estadão, Sérgio Augusto fala sobre o caso da livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 – Rio de Janeiro / RJ) e a "guerra contra os algoritmos e o mercado eletrônico de Jeff Bezos".

Grandes veículos trataram sobre o centenário do autor Fernando Sabino. A Folha fez um texto sobre as crônicas do autor e suas 'façanhas' de popularidade. E o Estadão fez uma lista com 5 livros fundamentais do autor mineiro. E Henrique Balbi produziu um maetrial especial para O Globo, em que afirma ser necessário repensar o legado de Sabino.

Outro centenário também foi celebrado no Pensar, do Estado de Minas: o do escritor Italo Calvino. O jornal também não deixou passar, claro, o aniversário do autor mineiro.

No Globo, um texto sobre ficções que retratam livrarias e bibliotecas como espaço para reinvenção pessoal e conquistar leitores. Nos últimos tempos, tem sido publicadas muitas obras com livrarias, sebos e bibliotecas como pano de fundo. Também no Globo, a resenha do livro A entidade (DBA), em que o mundo corporativo insipira literatura fantástica de antropóloga argentina.

No g1, Mauro Ferreira escreve sobre fotobiografia de Cazuza, livro que aborda a obra do poeta sob prisma literário.

O portal Terra listou dez livros infantis com representatividade negra.

[15/10/2023 10:00:00]
Matérias relacionadas
E mais: veja repercussão de viral de Machado de Assis e o encontro do autor do livro de Ayrton Senna com Hamilton
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Leia também
Com duração de 2 anos e meio, o curso tem turmas reduzidas e ensino voltado à prática criativa, com ênfase nas abordagens literária e humanística
Projeto de lei foi votado nesta terça-feira (21) no Senado Federal e agora segue para aprovação em plenário
Projeto reunirá contos, crônicas e poemas do Brasil e do exterior em solidariedade à população gaúcha atingida pelas enchentes