Publicidade
Jeferson Tenório, Otávio Júnior e Ilustralu representam o Brasil na Feira do Livro de Gotemburgo
PublishNews, Redação, 26/09/2023
Câmara Brasileira do Livro, em parceria com a ApexBrasil, promoverá um estande do país no projeto Brazilian Publishers; evento começa nesta quinta-feira (28)

Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, começa na terça-feira (26) | © Feira de Gotemburgo/CBL
Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, começa na terça-feira (26) | © Feira de Gotemburgo/CBL
A Feira do Livro de Gotemburgo, maior evento literário da Escandinávia, ocorre este ano entre os dias 28 de setembro (quinta-feira) e 1 de outubro (domingo). Realizada anualmente na cidade sueca, a feira atrai milhares de visitantes, incluindo autores, editores, leitores e amantes da literatura de todo o mundo. Na edição deste ano, o Brasil será representado pelos autores Jeferson Tenório e Otávio Júnior, além da ilustradora Luiza de Souza, conhecida como Ilustralu.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoverá um estande do país no projeto Brazilian Publishers, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, a Feira do Livro de Gotemburgo desempenha um papel crucial na promoção da leitura e do intercâmbio literário em todo o mundo: “Feiras literárias como a de Gotemburgo são um importante ponto de encontro para profissionais do setor editorial, oferecendo oportunidades para negócios, networking e discussões sobre tendências no mundo dos livros. Na edição deste ano, além de autores renomados, teremos o prazer de levar também para o estande do Brasil nossa “Jabuteca”, uma exposição de livros vencedores do Prêmio Jabuti, como Torto arado, de Itamar Vieira Junior, Tupinilândia, de Samir Machado de Machado e Jorge Amado: Uma Biografia, de Joselia Aguiar".

Segundo Rayanna Pereira, coordenadora de Relações Internacionais da CBL e do Brazilian Publishers, a Feira do Livro de Gotemburgo é um evento cultural significativo, no qual autores de renome internacional participam de palestras, debates e sessões de autógrafos. Ela afirma ainda ter certeza que os autores convidados terão muito a contribuir para a programação do evento e para a promoção da literatura brasileira em um mercado tão importante.

A agenda dos autores brasileiros em Gotemburgo irá incluir diversas atividades, como entrevistas, sessões de autógrafos, visitas a escolas, seminários e mais. Confira a seguir, em detalhes, a agenda de cada autor brasileiro durante o evento:

28/09 - Quinta-feira

9h | Otávio Júnior - Visita a escola.

15h30 | Jeferson Tenório - Tarde de autógrafos no estande da editora Tranan.

29/09 - Sexta-feira

10h30 | Jeferson Tenório - Entrevista com a agência de notícias TT News Agency.

11h30 | Otávio Júnior - Apresentação do livro “Da Minha Janela” com a narração em sueco por Gabriella Teixeira, no palco “En liten scen”.

17h | Jeferson Tenório - Conversa com a escritora sueca de origem curda Balsam Karam, no palco do estande do jornal Aftonbladet.

30/09 - Sábado

11h | Jeferson Tenório - Seminário “The Consequences of racism”, no qual o autor terá uma conversa com a autora sueca de origem Sápmi Ann-Helén Laestadius, moderada por Isatou Aysha Jones.

01/10 - Domingo

11h | Otávio Júnior - Teatrinho para crianças no estande do Brasil, com Maria Clara Neto Andersson.

13h50 | Luiza de Souza (Ilustralu) - Apresentação do livro "Arlindo" no palco de quadrinhos e fantasia, com moderação da ilustradora sueca Natalia Batista.

[26/09/2023 16:10:00]
Matérias relacionadas
Dados da CBL mostram salto nos negócios das editoras do BP no evento, totalizando US$ 20 milhões nas últimas três edições
Comitiva brasileira visitou instituição que desde 2020 se entitula como um centro cultural 'da próxima geração'
Programação inclui sessões de matchmaking, palestra sobre liderança feminina, oficinas com rodas de leitura e muito mais
Leia também
Publicado cinco anos após a morte do poeta mineiro, o livro revelou ao público 40 poemas em que ele abandona o lirismo habitual para tratar o desejo e a sexualidade de maneira explícita
Publicado originalmente em 1958 e lançado no Brasil em 2025 pela Todavia, com tradução de Jefferson José Teixeira, o romance é considerado um marco do policial japonês
Espetáculo é dirigido por Marina Vianna e Caio Blat e tem 13 artistas no elenco