Publicidade
'O expresso de Tóquio' é tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de janeiro
PublishNews, Redação, 07/01/2026
Publicado originalmente em 1958 e lançado no Brasil em 2025 pela Todavia, com tradução de Jefferson José Teixeira, o romance é considerado um marco do policial japonês

A obra clássica e Seichō Matsumoto aos 46 anos © Divulgação
A obra clássica e Seichō Matsumoto aos 46 anos © Divulgação
Para abrir 2026 e celebrar a 70ª edição do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, o clássico do romance policial japonês O expresso de Tóquio, de Seichō Matsumoto (1909-1992), será discutido em encontro online e gratuito na quinta-feira, 29 de janeiro, às 19h, via Zoom. O bate-papo contará com a participação do historiador e escritor Júlio Pimentel Pinto. Inscreva-se aqui!

Publicado originalmente em 1958 e lançado no Brasil em 2025 pela Todavia, com tradução de Jefferson José Teixeira, o romance é considerado um marco do policial japonês. A trama se inicia com a descoberta de dois corpos em uma praia da baía de Hakata, na ilha de Kyushu.

O aparente pacto suicida entre amantes começa a ruir quando um detalhe mínimo — um horário de trem — desperta a desconfiança do inspetor Torigai, levando a uma investigação que atravessa o Japão e reposiciona o gênero ao aproximá-lo da realidade social contemporânea.

Como benefício aos participantes, o clube oferece 30% de desconto na compra do livro no site da Todavia, por meio do cupom JHSP451JAN26, válido até o próximo dia 31, para um uso por CPF.

Desde 2019, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um reúne leitores, tradutores e convidados para discutir obras de autores japoneses traduzidas diretamente para o português, como Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto e Yoshiharu Tsuge, com curadoria e mediação de Natasha Barzaghi Geenen e Paulo Werneck.

No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de informações sobre todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.

[07/01/2026 10:39:13]
Matérias relacionadas
Djaimilia Pereira de Almeida constrói uma narrativa sobre a diáspora, as relações entre pais e filhos e a constante busca por afeto humano
'Via Gemito' é uma exploração da família, da memória e da natureza elusiva da verdade
O evento Arouche Aberto será realizado pelo sexto ano, com a proposta simples e irresistível de aproximar interessados nos bastidores das três empresas
Leia também
Espetáculo é dirigido por Marina Vianna e Caio Blat e tem 13 artistas no elenco
A comemoração começa às 18h e se estende até meia noite, com a presença do autor, o jornalista e escritor Pedro de Luna
Em 2025, foram mais de 100 apresentações e 55 mil espectadores