Publicidade
O que estou lendo: Samuel Titan Jr.
PublishNews, Guilherme Sobota, 10/08/2023
Professor e tradutor, organizador do livro 'Todos juntos (1976-2023)', de Vilma Arêas – cujo lançamento será nesta quinta-feira (10) em São Paulo – indicou os livros 'A saga de Gösta Berling' e 'Lições sobre Dom Quixote'

Samuel Titan Jr. é professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP e também figura ativa no mercado editorial brasileiro: ele assina diversas traduções de livros de literatura e de crítica literária, atua na organizações de coleções – como a excelente Fábula, da 34 –, é membro do conselho de diversas revistas, entre outras atividades. Uma delas foi organizar e prefaciar o incrível Todos juntos (1976-2023) (Fósforo), a reunião de todos os livros de contos de Vilma Arêas, com uma reunião inédita, Tigrão (2023).

O livro será lançado nesta quinta-feira (10), às 19h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200, loja 53, República, São Paulo / SP), em um bate papo com Vilma e Samuel, seguido de sessão de autógrafos.

O PublishNews perguntou a Samuel Titan Jr. o que ele está lendo, e esta foi a resposta:

"Acabei de reler A saga de Gösta Berling, um belíssimo romance sueco, agora na tradução lançada pela Carambaia. E comecei a ler as Lições sobre Dom Quixote, do Nabokov, que a Fósforo publicou recentemente".

Lições sobre Dom Quixote

Autor: Vladimir Nabokov
Tradutor: Jorio Dauster
Editora: Fósforo
304 p. | R$ 104,90

Sinopse da editora: "Entre os anos de 1951 e 1952, Vladimir Nabokov ministrou aulas como professor convidado da Universidade de Harvard. Munido de um conhecimento amplo sobre Dom Quixote, foi para a sala de aula determinado a mudar a visão dos estudantes a respeito dessa obra. Com seu estilo único, cheio de ironia, bom humor e novas perspectivas sobre o clássico cervantino, Nabokov mostrou-se um profícuo professor e crítico literário. As aulas, embora preparadas com maestria, ficaram guardadas em pastas por longos anos até que o editor Fredson Bowers as reuniu e transformou neste Lições sobre Dom Quixote. As anotações completas e os comentários que Nabokov guardava para si são trazidos à luz para quem quiser se aprofundar nos estudos das aventuras de Dom Quixote e seu companheiro Sancho Pança".

A saga de Gösta Berling

Autora: Selma Lagerlöf
Tradutor: Guilherme da Silva Braga
Editora: Carambaia
416 p.

Sinopse da editora: A saga de Gösta Berling (1891) foi o primeiro livro publicado pela sueca Selma Lagerlöf (1858-1940), e ela, por sua vez, a primeira mulher a receber um prêmio Nobel de Literatura, em 1909. Esse romance incomparável, nunca publicado no Brasil, tem tradução direta do sueco e traz um ensaio da escritora francesa Marguerite Yourcenar, autora de clássicos modernos como Memórias de Adriano e A obra em negro. Para Yourcenar, “esta primeira obra talvez seja a mais espontânea da grande escritora, um imenso hino à vida ao mesmo tempo que um canto de revolta inocente”. Nela, as memórias de infância de Lagerlöf estão muito presentes, ao evocar sua região natal, o distrito de Värmland, na fronteira com a Noruega, e sua experiência de crescer numa antiga casa senhorial.

[10/08/2023 09:30:00]
Matérias relacionadas
Escritora lançou livro 'Porca gorda' na Flip e participa da programação da Flipei, no sábado (9)
Em 'O livro azul' o leitor conhece o Wittgenstein professor, que tratava os encontros com seus alunos como ocasiões para a produção de filosofia
Em sua terceira edição, Casa ficará na loja Flavia Aranha
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação