Publicidade
Apanhadão da semana: Cobertura marcada por homenagens a Zé Celso
PublishNews, Redação, 07/07/2023
Veja as notícias da semana relacionadas ao mundo do livro e do mercado editorial publicadas pelos principais jornais do Brasil

Zé Celso na Grécia, no documentário 'Evoé', em 2009 | © Tadeu Jungle
Zé Celso na Grécia, no documentário 'Evoé', em 2009 | © Tadeu Jungle
Com justiça, os jornais dedicaram grande parte da cobertura da semana à repercussão da morte do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. Além das homenagens de diversas personalidades como Gilberto Gil e Lula, a Folha de S. Paulo fez uma homenagem ao artista em seu editorial. Um dos diversos textos do jornal é de autoria do cineasta Tadeu Jungle. Os jornais repercutiram também o velório de Zé Celso, realizado no Teatro Oficina ao longo da madrugada desta sexta-feira (7). O Estadão falou sobre como ocorreu o resgate do incêndio e mostrou o depoimento de Marcelo Drummond, viúvo do artista.

Na Folha de S. Paulo, no blog Era Outra Vez, Bruno Molinero falou sobre Eu protesto! (Glac), um livro para crianças sobre ocupações, greves, protestos e manifestações. Na Ilustrada, uma entrevista com o escritor colombiano Hector Abad Faciolince, que estava em um restaurante atingido por um míssil na Ucrânia. Na conversa, o autor teceu críticas à postura do presidente Lula em relação ao comportamento da Rússia. Ainda na Folha, Bruna Meneguetti escreveu sobre o autor Rafael Gallo, escritor que venceu o troféu José Saramago com o livro Dor Fantasma (Biblioteca Azul).

No Estado de S. Paulo, a reprodução de uma provocação do New York Times sobre o nosso medo da leitura. Também no Estadão, uma reportagem sobre uma nova onda entre influenciadores que lêem em silêncio durante lives na internet.

A GQ Brasil falou da presença brasileira no livro de Yolanda Zappaterra sobre os "cemitérios mais bonitos do mundo". Ela traz na obra o Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

O Metrópoles noticiou o caso de uma brasileira que tentou embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) com drogas escondidas dentro de livros infantis. Cães farejadores da Polícia Federal sinalizaram a presença da droga. Foi feito um raio-x na bagagem e foi verificado a presença de um material orgânico, totalizando 4 quilos de cocaína dentro de seis volumes.

O Globo debateu sobre o #BookTok e sobre como a editora ligada ao TikTok pode afetar fortemente o mercado editorial. Também n'Globo, a coluna de Martha Batalha falou sobre o "fetiche das primeiras edições" e contou o caso da livraria Mystery Pier Books.

A Revista Galileu compilou em uma lista 12 dicas de livros para o mês de julho. Um dos destaques da matéria é a biografia do "pai da bomba atômica". Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano (Intrínseca) foi o livro vencedor do prêmio Pulitzer em 2006. A história em torno da invenção de Julius Oppenheimer inspirou o filme de mesmo nome, dirigido pelo diretor Christopher Nolan, com estreia para o dia 20 de julho.

Essa semana a Veja São Paulo entrevistou a escritora e pesquisadora Marisa Lajolo. A especialista em literatura infantil acaba de lançar o livro A irmã de Angelina (Moderna). Na conversa, ela abordou o impacto dos booktubers no processo de difusão dos livros.

Tags: Apanhadão
[07/07/2023 11:00:00]
Matérias relacionadas
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Entre outras notícias, lançamento de livro inédito sobre escritos Yanomami e autor de quadrinhos sobre ditadura militar fará turnê pelo Brasil
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido