Publicidade
Apanhadão: Novo livro vai contar a história das Lojas Americanas, da fundação à fraude
PublishNews, Redação, 19/06/2023
Jornais ainda cobriram os 10 anos das Jornadas de Junho na literatura brasileira, novos clubes de leitura, resenhas, entrevistas e mais

Um novo livro pretende contar com detalhes a história das Lojas Americanas, desde a sua fundação em 1929 até a fraude bilionária que é destaque no noticiário desde o início de 2023. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, n'O Globo, a jornalista do Valor Econômico Talita Morais vai lançar o livro pela Globo Livros.

O jornal carioca também reuniu em uma matéria livros e autores de literatura que discutem pela ficção as chamadas Jornadas de Junho de 2013, resenhou a nova edição da poesia de Lawrence Ferlinghetti publicada no Brasil pela Editora 34, e divulgou novidades sobre novas edições de obras de Gabriel García Márquez, Ariano Suassuna e Ziraldo.

A coluna Painel das Letras, da Folha, trouxe a informação de que a Rocco vai repaginar livros de Clarissa Pinkola Estés depois do sucesso de Mulheres que correm com os lobos durante a pandemia. Títulos como A ciranda das mulheres sábias e Libertem a mulher forte vão ganhar novo projeto gráfico e capa dura. O jornal ainda resenhou livros de Gwendolyn Brooks, Patrick Modiano, Samuel Beckett e entrevistou a poeta Marilia Garcia.

O Estadão elaborou uma lista com sete clubes de leitura que estão atraindo leitores de diferentes idades e origens para discutir literatura e livros de diferentes gêneros literários, como na Biblioteca Mário de Andrade, Villa-Lobos e em diferentes livrarias. O jornal também entrevistou especialistas para questioná-los: é mesmo tão difícil ler o Ulysses, de James Joyce?

O Correio Braziliense chamou atenção para um novo trabalho do escritor e artista Hugo Barros, autor do projeto Livro de Rua, finalista do Prêmio PublishNews 2023 na categoria inovação. Barros escreveu e "imprimiu" um novo livro na Biblioteca Central da UnB.

A Coluna Literária, do Jornal do Commercio, destacou iniciativas do mercado que pretendem também contribuir na luta contra os problemas estruturais do país quando o assunto é leitura, como o selo Besouros Abstêmios e o próprio Skeelo. Já o caderno Pensar, do Estado de Minas, destacou novos volumes da obra crítica de Antônio Carlos Secchin.

O técnico de futebol Abel Ferreira celebrou em suas redes sociais a marca de 100 mil livros vendidos do título Cabeça fria, coração quente (Garoa Livros), segundo o Lance. O Nexo indicou cinco livros das ciências sociais no Brasil sobre o mundo digital, e na Página Cinco, do Uol, uma reflexão sobre a necessidade de formarmos mais leitores.

O The Guardian entrevistou Barbara Kingsolver – vencedora pela segunda vez do Women's Prize – e Gary Shteyngart – sobre os livros de sua vida.


Tags: Apanhadão
[19/06/2023 09:30:00]
Matérias relacionadas
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Entre outras notícias, lançamento de livro inédito sobre escritos Yanomami e autor de quadrinhos sobre ditadura militar fará turnê pelo Brasil
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido