Apanhadão da semana: Pastor Henrique Vieira lança livro e defende projeto popular aliado à fé
PublishNews, Redação, 09/06/2023
​Em entrevista à Folha de S. Paulo​, o deputado federal falou sobre seu novo livro, 'O Jesus negro' (Planeta); e mais: novo romance de Joca Reiners Terron, nova Livraria Leitura em Fortaleza, plataforma Minha Biblioteca em alta

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) falou sobre seu novo livro, O Jesus negro (Planeta), e defendeu uma integração do projeto político da esquerda com a fé cristã. Não existe "projeto popular no Brasil com capacidade de vitória tratando a fé cristã como inimiga", disse ao jornal. "Quero estar no campo da esquerda, quero defender a democracia, e vai ser com a Bíblia embaixo do braço e o joelho no chão." No livro, segundo a editora, Vieira oferece uma versão crítica da história de Cristo para mostrar como a experiência de Jesus o aproxima do povo negro e pobre, sem deixar de lado a fé e os episódios proféticos.

A colunista Mônica Bergamo anunciou que a editora Todavia vai lançar em julho o novo romance do escritor Joca Reiners Terron. Onde pastam os minotauros será um thriller que narra a história de três abatedores e uma secretária num matadouro no interior do Mato Grosso. No blog Era Outra Vez, um comentário sobre o lançamento das obras de Edith Nesbit no Brasil pela Editora 34, e o jornal também publicou uma matéria de Zeca Camargo sobre o livro 1964 – Os olhos do furacão, com fotos de Paul McCartney, lançado no Brasil pela editora Belas Letras. No contexto d'A Feira do Livro, o jornal publicou resenhas do livro de Pedro Cesarino e entrevista com João Silvério Trevisan.

O jornal O Povo informou que a Livraria Leitura vai abrir sua quarta loja em Fortaleza (CE), dessa vez no Shopping Iguatemi Bosque.

O Globo entrevistou o roteirista belga Zidrou, cujas edições brasileiras de Verões felizes (Pipoca & Nanquim) finalmente chegaram às lojas. Já o Estadão falou com a escritora Fabiane Guimarães sobre o novo Como se fosse um monstro (Alfaguara), romance situado em Brasília sobre uma pessoa que decide adentrar o mundo da barriga de aluguel. O jornal também falou com o escritor Wesley Barbosa, que está lançando um novo livro pela editora Numa.

A Exame trouxe uma matéria sobre a plataforma Minha Biblioteca: "Streaming de livros digitais coloca e-books acadêmicos em alta; Estudo realizado pela plataforma Minha Biblioteca projeta crescimento de 10% até o final de 2023", diz a chamada.

Na Rádio EBC, o jornalista Cezar Motta falou sobre Por trás das palavras: As intrigas e disputas que marcaram a criação do Dicionário Aurélio, o maior fenômeno editorial brasileiro (Máquina de Livros), que conta os bastidores da produção do dicionário. Já o Brazilian Times destacou o trabalho da Underline Publishing, editora americana, fundada em Miami por uma brasileira, que vem dando espaço para autores brasileiros nos EUA.

O jornal gaúcho Zero Hora fez uma investigação e descobriu milhares de livros adquiridos pelo sistema municipal de ensino sem uso.

Tags: Apanhadão
[09/06/2023 09:10:00]