Publicidade
FBN discute o inventário analítico do arquivo pessoal de Lima Barreto
PublishNews, Redação, 15/5/2023
Evento on-line e gratuito recebe nomes como Beatriz Resende, Denis Botelho e o presidente da FBN, Marco Lucchesi

A Fundação Biblioteca Nacional realiza nesta segunda-feira (15) o evento de lançamento de “Lima Barreto: no curso da vida e das leituras”, um inventário analítico do arquivo pessoal do autor na instituição. Realizado no Auditório Machado de Assis da BN (Rua México, S/N, Rio de Janeiro / RJ), o evento será composto de duas mesas redondas, com transmissão ao vivo, que visam debater a vida, a obra e o arquivo de Lima Barreto.

Às 14h, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, conversa com Adélcio de Souza Cruz (UFV), Carlos Henrique Juvêncio (UFF) e Maria Fernanda Nogueira (FBN). Às 15h45, Denilson Botelho (Unifesp), Beatriz Resende (UFRJ) e Ivan Costa Silva (Livraria Belle Epoque) dividem a mesa.

O inventário, forma de disseminação do acervo, também é parte do compromisso institucional da Fundação Biblioteca Nacional com a UNESCO, em coaduno com o título de “Memória do Mundo do Brasil” recebido pelo arquivo em 2017. As iniciativas, segundo a FBN, reiteram a importância dessa documentação não apenas para aprofundamento de estudos sobre o escritor, mas igualmente da sociedade brasileira durante o início do século XX.

Tags: FBN, Lima Barreto
[15/05/2023 11:03:47]
Matérias relacionadas
Mesa redonda reunirá pesquisadoras para debater o papel das mulheres na ciência
XXXV Assembleia Geral da ABINIA acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro na Biblioteca Nacional
Programa concederá bolsas para pesquisadores-doutores na área de História; inscrições vão até 4 de outubro
Leia também
PublishNews vai cobrir o evento, cuja programação foi construída em conjunto entre comissão da CBL e gestores de conteúdo
Poemas de dez livros publicados de 2017 para cá, e três obras inéditas, são reunidos em coletânea de 440 páginas
Evento na terra natal de Glauber Rocha homenageia o diálogo criativo entre a literatura e o cinema