Publicidade
Publicidade
Várias faces do universo feminino
PublishNews, Redação, 13/03/2023
Filha do poeta Zé Laurentino, escritora paraibana Cibele Laurentino fala sobre seu novo lançamento ‘Todas em mim’ que será lançado também na Argentina em agosto de 2023

Uma garota se prostitui desde a infância com a imposição da mãe que vive em situação de rua. Uma mulher dominada pelo trabalho cai na ilusão de homem charmoso que a conquista com uma proposta de vida mais leve. Uma diarista se doa completamente aos filhos e marido enquanto submete-se ao racismo a fim de prover à família tudo o que nunca teve. Essas são apenas três de 26 histórias voltadas ao universo feminino que marcam a antologia de contos Todas em mim (Editora Coerência), da paraibana Cibele Laurentino. A obra foi lançada no Brasil em maio de 2022, este ano foi selecionada pelo Grupo Caravana Editorial para ser traduzido para espanhol e terá um evento de lançamento na Argentina no mês de agosto de 2023.

As histórias são contadas em primeira pessoa a partir de uma narrativa dada a uma velha cozinheira chamada Mariquinha, que mantém um pequeno restaurante às margens de uma rodovia nordestina e recebe visitas de mulheres cis e trans de todo o país, diversas em suas idades, cor da pele e orientação sexual. “As mulheres que chegam até essa senhora têm uma carência de serem ouvidas. É como eu mostro a empatia e a sororidade de você ter condições de perceber o outro, doando um pouco de seu tempo para simplesmente escutar", diz a autora.

A obra tem um forte caráter social e defende a igualdade despida de preconceitos com uma personagem sempre disposta a entender as individualidades de cada uma das mulheres que passam por seu estabelecimento. “Cada conto que conta uma história de diferentes formas, como o preconceito racial, são histórias que me atravessam e me incomodam como ser humano, como pessoa na sociedade”, justifica a escritora, que coloca sempre em evidência em todas as produções literárias que desenvolve a questão do machismo.

Filha de Zé Laurentino (1943-2016), um dos maiores poetas e cordelistas do Nordeste brasileiro, Cibele percebe semelhanças entre suas escolhas estilísticas com o pai famoso pela inteligência e humor tipicamente populares. Mesmo desenvolvendo um trabalho em prosa distante da métrica dos versos telúricos sempre tão musicais do pai famoso, o que aproxima os dois, segundo Cibele, são outras questões presentes em Todas em mim. “Eu comparo muito a questão moral. Em todos os seus poemas, ele conta histórias que na maioria tem um cunho social muito forte e um moralismo muito presente. Existe essa semelhança com a minha obra”, aponta a escritora.

Cibele Laurentino é estudante de Letras e escrita criativa, curadora do prêmio Book Brasil 2021/2022 e idealizadora do projeto Conversando com escritoras, por meio do qual divulga escritoras brasileiras contemporâneas nas mídias sociais. Mediadora do Clube de Leituras Nordestina, e do mais novo projeto de divulgação de escritores contemporâneos no @cibele.divulga, onde também oferece mentorias ensinando marketing para escritores.


A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Beatriz Misaki e pelo streamer e youtuber Baka Gajin
'Buruna', escrito por Beatriz Misaki, conta a história de uma brasileira descendente de japoneses e que passa por um confuso processo de se entender enquanto pessoa amarela
Publicado pela Uiclap, 'Mihail' se destaca por sua abordagem única da inteligência artificial, Cyberpunk e ficção científica
Seção publieditorial do PublishNews traz obra escrita por Edileila Portes e o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar as obras 'Pavor dentro da noite' e 'Eu e Chiquinha Gonzaga'
'Rasgos na alma', a autora Edileila Portes faz referência aos sentimentos pelos quais os atingidos/moradores do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil passaram com o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Programa discute os resultados das pesquisas de produção e vendas do setor editorial, ano base 2023
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Beatriz Misaki e pelo streamer e youtuber Baka Gajin
'Buruna', escrito por Beatriz Misaki, conta a história de uma brasileira descendente de japoneses e que passa por um confuso processo de se entender enquanto pessoa amarela
Publicado pela Uiclap, 'Mihail' se destaca por sua abordagem única da inteligência artificial, Cyberpunk e ficção científica
Com 30 mil leilões realizados, Vera Nunes é referendada por colecionadores e concorrentes como a mais importante negociante de livros raros em atividade no Brasil
Narrar a nossa própria vida pode ser um ato de luxúria. E, como acontece com toda a luxúria, também os sentimentos de culpa e de vergonha acompanham essa escrita.
Karl Ove Knausgård
Escritor norueguês
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar