As histórias são contadas em primeira pessoa a partir de uma narrativa dada a uma velha cozinheira chamada Mariquinha, que mantém um pequeno restaurante às margens de uma rodovia nordestina e recebe visitas de mulheres cis e trans de todo o país, diversas em suas idades, cor da pele e orientação sexual. “As mulheres que chegam até essa senhora têm uma carência de serem ouvidas. É como eu mostro a empatia e a sororidade de você ter condições de perceber o outro, doando um pouco de seu tempo para simplesmente escutar", diz a autora.
A obra tem um forte caráter social e defende a igualdade despida de preconceitos com uma personagem sempre disposta a entender as individualidades de cada uma das mulheres que passam por seu estabelecimento. “Cada conto que conta uma história de diferentes formas, como o preconceito racial, são histórias que me atravessam e me incomodam como ser humano, como pessoa na sociedade”, justifica a escritora, que coloca sempre em evidência em todas as produções literárias que desenvolve a questão do machismo.
Filha de Zé Laurentino (1943-2016), um dos maiores poetas e cordelistas do Nordeste brasileiro, Cibele percebe semelhanças entre suas escolhas estilísticas com o pai famoso pela inteligência e humor tipicamente populares. Mesmo desenvolvendo um trabalho em prosa distante da métrica dos versos telúricos sempre tão musicais do pai famoso, o que aproxima os dois, segundo Cibele, são outras questões presentes em Todas em mim. “Eu comparo muito a questão moral. Em todos os seus poemas, ele conta histórias que na maioria tem um cunho social muito forte e um moralismo muito presente. Existe essa semelhança com a minha obra”, aponta a escritora.
Cibele Laurentino é estudante de Letras e escrita criativa, curadora do prêmio Book Brasil 2021/2022 e idealizadora do projeto Conversando com escritoras, por meio do qual divulga escritoras brasileiras contemporâneas nas mídias sociais. Mediadora do Clube de Leituras Nordestina, e do mais novo projeto de divulgação de escritores contemporâneos no @cibele.divulga, onde também oferece mentorias ensinando marketing para escritores.
A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.