Publicidade
Leis da educação financeira
PublishNews, Redação, 13/03/2023
Novo livro de Victor Barboza, especialista em finanças, ensina boas práticas para todos lidarem bem com suas finanças

De cada 100 famílias brasileiras, 78 estavam endividadas em 2022, como mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já do ponto de vista de investimentos, apenas um terço dos brasileiros possuem alguma aplicação financeira, sendo que a grande maioria destes investe única e exclusivamente na Caderneta de Poupança, como mostra o Raio-X do Investidor 2022, feito pela ANBIMA.

Ou seja, vivemos num cenário onde a grande maioria das pessoas estão endividadas e poucas pessoas investem e, destas, ainda não estão investindo da melhor forma possível. Estes dois aspectos, em conjunto, formam um cenário muito delicado, que acaba trazendo sérios problemas não só para cada indivíduo ou sua família, mas também para o país como um todo.

E como reverter este cenário? A resposta está na Educação Financeira. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação financeira pode ser definida como o processo pelo qual consumidores e investidores melhoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros, e obtêm informação e instrução, desenvolvem habilidades e confiança, de modo a ficarem mais cientes sobre os riscos e oportunidades financeiras, para fazerem escolhas mais conscientes e, assim, adotarem ações para melhorar seu bem-estar.

Pensando nisso, para ajudar a transformar os conceitos e algo cada vez mais prático, Victor Barboza, especialista em finanças, fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch lançou o livro As cinco leis da educação financeira.

“As pessoas sabem da importância de lidar bem com suas finanças, porém, o grande desafio é transformar conceitos em algo prático. Pensando nisso, no livro apresento cinco leis que foram criadas a partir de tradicionais leis da física, química e de outras áreas adaptadas para o universo da educação financeira. Assim como a água, o dinheiro é algo finito, que se não for bem administrado pode acabar, independente da quantia. No formato de leis, são apresentadas formas que todas as pessoas, independente de renda e idade, podem seguir, desde a hora de sair das dívidas até a realização de investimentos”, explica Barboza.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
[13/03/2023 14:00:00]
Leia também
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Outras colunas
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial