Publicidade
Apanhadão da semana: Bibliotecários vão ao TikTok para encontrar jovens leitores
PublishNews, Redação, 03/02/2023
E mais: primeira edição do Concurso de Contos do Rio, novo livro do escritor japonês Haruki Murakami e descoberta de biblioteca secreta na Alemanha

Bibliotecários da Biblioteca Pública de Woodland, na Califórnia, planejaram um jeito diferente de envolver as crianças e incentivar a leitura dos jovens. A equipe da biblioteca criou um perfil no TikTok e, com coreografias curtas, brincadeiras, fantasias e músicas, os bibliotecários têm viralizado no app. A ação começou pela ideia de integrar os leitores na plataforma e aumentar os visitantes na biblioteca, e acabou tema de matéria no The New York Times e, aqui no Brasil, traduzida pelo Estadão.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou a primeira edição do Concurso Cultural de Contos RJ, segundo o Globo. A iniciativa vai garantir 20 vagas para projetos inéditos em um compilado, publicado em um livro pela Imprensa Oficial. O processo de inscrição abriu essa semana e deve estar disponível aos interessados até dia 15 de março. Para mais informações, clique aqui.

O escritor japonês Haruki Murakami anunciou que publicará mais um romance no dia 13 de abril. Esse é o primeiro lançamento do autor em seis anos, ainda sem título ou detalhes da trama. Ainda não foi declarado quando a obra será traduzida a outros idiomas. Murakami é um dos grandes autores asiáticos de atualidade e tem reconhecimento internacional e de referência; ele é sempre cogitado ao Nobel de Literatura.

Em entrevista à Agência Brasil, a nova ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu algumas mudanças em livros didáticos e mais oportunidades para pessoas pretas. “As crianças negras não se encontram no livro didático, ele não tem representatividade". Ela ainda citou o PNLD: “Para o próximo ano, o objetivo é que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) seja atualizado e foi muito bom saber que tem pessoas dispostas a dialogar daqui para frente. A gente precisa desmistificar a ideia de que os livros não precisam relatar a realidade dessas crianças. Eu, como professora, sempre procurava levar exemplos dessa maneira, trabalhando com casos de pessoas de favela que chegavam a lugares que outras pensavam que não chegariam”.

Seguindo a mesma linha, o Educa+ Brasil publicou uma matéria sobre representatividade por meio dos livros infantis. Além de falar sobre a potência do processo de ensino para temas importantes como o racismo, a desigualdade social, o respeito e a cultura, o artigo também fez uma lista de livros que podem ensinar as crianças a importância de se ver nos livros.

Em entrevista à EFE em Cartagena das Índias, replicada no Brasil pelo Estadão, o ganhador do Nobel de Literatura de 2021, Abdulrazak Gurnah, falou um pouco sobre o papel do escritor e da “necessidade de denunciar o que não está certo”. Ele é um dos autores decoloniais mais importantes da atualidade.

Outro destaque do Estadão foi a dica de cinco cursos e oficinas para aprender a escrever e publicar livros. O jornal selecionou a oficina online com Lourenço Mutarelli; o curso 5 princípios essenciais da escrita de ficção, com Noemi Jaffe, entre outros.

Por último, um destaque internacional publicado pelo jornal Público de Portugal: foi descoberta na Alemanha uma biblioteca secreta que pode conter cerca de 70 mil livros. A biblioteca foi de Bruno Schröder, que tinha 88 anos e morreu ano passado. Ele não teve filhos nem herdeiros e a propriedade acabou por se entregue a uma administradora, que agora revelou o segredo.

Tags: Apanhadão
[03/02/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Entre outras notícias, lançamento de livro inédito sobre escritos Yanomami e autor de quadrinhos sobre ditadura militar fará turnê pelo Brasil
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido