Publicidade
Após 20 anos, Ateliê Editorial publica segundo volume de 'Orlando Furioso', de Ludovico Ariosto
PublishNews, Redação, 1º/02/2023
Obra foi traduzida por Pedro Garcez Ghirardi, que verteu ao português 38.576 versos, distribuídos em 4.822 oitavas-rimas por 46 cantos

Neste início de 2023, a Ateliê Editorial publica o segundo tomo da tradução integral em versos do poema Orlando Furioso, do poeta italiano do século XVI Ludovico Ariosto, feita por Pedro Garcez Ghirardi para a Coleção Clássicos Comentados. O primeiro tomo, lançado em 2002, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Tradução.

Após 20 anos do lançamento do primeiro volume, Ghirardi, que traduziu ao todo 38.576 versos, distribuídos em 4.822 oitavas-rimas por 46 cantos, apresenta ao leitor a conclusão deste trabalho poético publicado originalmente em 1516, trazendo todas as características de um épico. Segundo Ghirardi: “Cada oitava de Ariosto é uma pequena estrutura primorosa, uma obra-prima em si; é a unidade mínima à qual a tradução deve começar a atender”.

Orlando Furioso junta-se aos monumentos de Palmeirim de Inglaterra, dos quatro volumes do Bom Pantagruel, de François Rabelais, de Tirant lo Blanc e da Divina Comédia já editados pela Ateliê. O segundo volume, como o primeiro, será edição bilíngue e terá as ilustrações de Gustave Doré.

A literatura de Ariosto é vasta, mas a sua obra mais famosa é justamente o poema Orlando Furioso, formado por 46 cantos em sua versão final. Nele, o poeta ridiculariza a nobreza feudal em decadência, ao mesmo tempo que prenuncia a chegada da Renascença.

[01/02/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Livro retrata​ o velho Rio de Janeiro, que se desfigurava com a modernização urbana do início do século XX
Livro organizado por Ilana Feldman reúne vozes que buscam entender obra fundamental de Clarice Lispector
Publicado pela Ateliê Editorial, livro traz os registros de um importante diálogo entre os dois poetas na construção da revista 'Cavalo de todas as cores’, que teve apenas um único número publicado, em 1949
Leia também
"Quantas vezes um livro se torna unanimidade e custamos a entender o porquê. O título do momento, o romance “imperdível” — e, de repente, não gostar dele parece quase um desvio de conduta?". Leia!
Bimensal, a revista online e independente é editada por três jovens com preferências literárias bem distintas e conta com cerca de 40 colaboradores pelo país
Veja também: Neil Gaiman, clubes de leitura, escritores citados nos arquivos de Epstein