Publicidade
Autoras argentina e mexicana vencem prêmio da Feira do Livro Infantil de Bolonha
PublishNews, Redação, 26/01/2023
Maior evento do mundo no segmento anunciou os vencedores do BolognaRagazzi Award, que nesta edição recebeu número recorde de inscrições

A 60ª Feira do Livro Infantil de Bolonha (6 a 9/3), maior evento no mundo para esse mercado, divulgou os vencedores de seu prêmio anual, o BolognaRagazzi Award, que busca os melhores livros infantis ilustrados ao redor do mundo.

Em Ficção, o vencedor foi Todo lo que pasó antes de que llegaras, da autora e ilustradora argentina Yael Frankel e que conta a história de um menino à espera do seu novo irmão.

Não Ficção premiou a obra britânica Art of protest, escrita por De Nichols e ilustrada por Diana Dagadita, Saddo, Olivia Twist, Molly Mendoza, Diego Becas; e a categoria Opera Prima destacou Mariedl. Une histoire gigantesque (Mariedl. A Gigantic Story), escrito e ilustrado por Laura Simonati. O livro é descrito como uma história incomum sobre ser “extraordinariamente grande” e foi inspirado por uma história real do século 19, no qual a protagonista passa da invisibilidade à visibilidade em uma jornada que traz à tona a sua luta pela autoaceitação.

A obra El rojo orgulloso do brasileiro Daniel Kondo em coautoria com Alejandra Gonzalez, ficou em sétimo lugar na categoria. A obra estará em exposição na The BRAW Amazing Bookshelf, durante a feira. O livro apresenta uma fábula que trata do tema da tolerância e da amizade entre as cores, ensinando que é possível a convivência harmoniosa entre todos nós, com nossas particularidades e talentos. El rojo orgulloso será publicado em breve no Brasil pela WMF Martins Fontes.

A mexicana María José Ferrada – autora de Crianças, Mexique: o nome do navio e Meu bairro, todos publicados pela Pallas Mini – venceu na categoria Novos Horizontes com o livro El bolso, ilustrado por Ana Palmero Cáceres e que possui imagens táteis, texto reduzido e braile para crianças com e sem visão lerem juntas.

Quadrinhos premiou na categoria pequenos leitores a obra chinesa Whose sock?, escrito e ilustrado por Sun Jun; Un matin, de Jérôme Dubois e ilustrações de Laurie Agusti no nível médio; e Planetarium ghost travel the art of Sakatsuki Sakana, de Sakana Sakatsuki na categoria juvenil.

E a categoria especial desta edição, Fotografia, premiou o livro Seen and unseen, da americana Elizabeth Partridge. Com imagens de Lauren Tamaki, a obra foi selecionada pelo júri pela maneira como a fotografia desempenha um papel fundamental ao contar a história. Por meio de textos expositivos, perguntas instigantes, documentos, fotografias e ilustrações originais, os leitores recebem um conjunto complexo de maneiras de entender o que aconteceu no acampamento.

Nesta edição, foram inscritos 2.349 títulos de 644 editoras de 59 países e regiões do mundo (em 2021 foram 2.215 e em 2021, 1.577). O júri analisa a qualidade do projeto gráfico-editorial, a inovação e o equilíbrio das obras, além da capacidade de cada uma de dialogar com os jovens leitores.

As obras selecionadas este ano contam histórias sobre a busca de novas possibilidades e a necessidade de redefinir o mundo e foram divididas em oito categorias: Ficção, Não Ficção, Opera Prima (reservado para autores estreantes), Quadrinhos (pequenos leitores, nível médio e jovens leitores), Novos Horizontes e Fotografia (categoria especial desta edição).

Clique aqui para conferir os detalhes de todas as obras premiadas.

[26/01/2023 11:00:00]
Matérias relacionadas
Spotify, ElevenLabs, Yoto, Dolby, Audible e Gallimard são os destaques da programação de 2026
Iniciativa é considerada a mais prestigiada da Feira do Livro Infantil de Bolonha, revelando e promovendo novos talentos da ilustração global desde 1967
Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers movimentam mais de USD 14 milhões em negócios internacionais em seis meses
Leia também
Reconhecimento do International Design Awards veio pelo box dedicado à obra de Ernest Hemingway, que abocanhou o ouro em impressos, e um livro do Hermann Hesse, bronze em impressos
Eduardo Berti, Béatrice Bonhomme e Lakis Proguidis são os laureados literários e a Editora Allia recebe o prêmio editorial
Chamamento público é voltado a escritores que moram ou trabalham em Maricá e podem se inscrever gratuitamente até 16 de fevereiro com contos, crônicas e poemas inéditos